Home / História

História

O Sindicalismo existe para proteger os interesses das classes trabalhadoras. Com o objetivo de defender a categoria bancária, em 27 de maio de 1961, na cidade de Vitória da Conquista, 28 bancários criaram, em assembléia, a Associação Profissional dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Vitória da Conquista.

Oito meses depois, no dia 27 de janeiro de 1962, em uma histórica assembléia, os bancários de Conquista transformaram a Associação em Sindicato. Em 1988, a base sindical foi ampliada para 40 cidades aumentando a força de representação do Sindicato para seguir uma doutrina política na qual os trabalhadores têm papel ativo na construção da sociedade.

Ao longo de seus mais de 50 anos, o Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região (SEEB/VCR), pensou e agiu em defesa de melhores condições de vida. Enfrentou anos difíceis e travou duras batalhas a favor da categoria, tendo em vista sempre a cidadania e o compromisso de construir uma nova ordem social, combatendo o neoliberalismo.

Seja na defesa da categoria bancária ou da sociedade como um todo, em suas quase cinco décadas de atuação, o SEEB/VCR se firmou como uma das mais atuantes entidades sindicais da Bahia, reconhecida por sua trajetória de lutas.

Mesmo com tudo que conquistou, a categoria se depara com desafios ainda bem maiores: o desemprego, flagelos do neoliberalismo, o arrocho salarial e exploração em níveis insuportáveis. Cada trabalhador é convocado para a luta e, por isso, essa história não se encerra aqui. Precisamos estar juntos, Sindicato, bancários e sociedade, para construirmos uma nova ordem social.