Home / Bradesco / SEEB/VCR promove discussão sobre PDVEs

SEEB/VCR promove discussão sobre PDVEs

Buscando sanar as dúvidas geradas pelos Programas de Demissões Voluntárias anunciados recentemente pelo Bradesco e Caixa Econômica, o Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região organizou reuniões específicas para discutir as propostas dos bancos com a categoria, junto ao advogado Bruno Amazonas, do escritório conveniado ao SEEB/VCR, Higino, Amazonas e Araújo. Na terça-feira, 25, o primeiro encontro foi com bancários do Bradesco, na sede do Sindicato.
Dentre os aspectos destacados no plano do Bradesco, o advogado ressaltou que os trabalhadores com estabilidade provisória no emprego e reintegrados por força de ação judicial, ao aderirem ao PDVE, perdem esta estabilidade, o que pode inviabilizar futura discussão judicial a respeito de dano moral por doença adquirida no trabalho, por exemplo. O funcionário também perderá os direitos ao seguro-desemprego, à reintegração e a quaisquer discussões judiciais sobre plano de saúde e vale-alimentação. Para ser mantido o direito à PLR, é preciso que a adesão ao PDVE seja feita após o dia 02 de agosto. Outro destaque é que as rescisões não serão realizadas na sede do Sindicato após o dia 10 de novembro, entretanto, ainda assim, o trabalhador deve requerer o assessoramento da entidade sindical durante todo este processo.
O objetivo do banco é chegar a demissão de 10.000 bancários e bancárias, mesmo obtendo um lucro líquido de R$ 4,648 bilhões no primeiro trimestre deste ano. “O plano, que é de adesão facultativa, deve ser avaliado por cada trabalhador individualmente, segundo suas próprias necessidades e expectativas. O papel do Sindicato é orientar e acompanhar juridicamente a decisão dos bancários, especialmente no momento da rescisão”, destaca Bruno.
“O encontro, além de esclarecer nossas dúvidas, serviu para nos alertar quanto à importância de avaliar com cautela a adesão ao plano”, apontou Marleide Costa, funcionária do Bradesco/Bairro Brasil. Além da participação dos trabalhadores presentes no Sindicato, a discussão foi transmitida ao vivo, pela primeira vez, por meio da página no Facebook da entidade, ampliando a interação com bancários da base.

Veja Mais!

Bradesco paga PLR no dia 19 de fevereiro

O Bradesco atendeu a reivindicação da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), feito …