Home / Banco do Brasil / Mesas temáticas do acordo coletivo do BB são instaladas

Mesas temáticas do acordo coletivo do BB são instaladas

As mesas temáticas previstas no Acordo Coletivo dos Funcionários do Banco do Brasil – ACT 2018/2020, assinado com a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro – (Contraf-CUT) foram instaladas nesta segunda-feira 26.

Os temas das mesas temáticas previstas no ACT são saúde e segurança no trabalho, teletrabalho e escritórios digitais e entidades patrocinadas de bancos incorporados.

Saúde e condições de trabalho

O BB apresentou informações referentes aos casos de retorno de licença-saúde e de retorno ao trabalho nos casos de cancelamento de aposentadoria por invalidez.

Os representantes dos funcionários questionaram sobre os problemas que vem acontecendo nesses retornos, apontando problemas colhidos nas diversas bases de todo o país, que serão analisados na busca de soluções.

Para a próxima mesa de saúde, será feita uma apresentação do detalhada programa de retorno ao trabalho dentro do BB.

Esta mesa temática contou com a participação e assessoria de Mauro Sales, secretário de Saúde da Contraf-CUT.

Teletrabalho

O banco fez uma apresentação do programa piloto de teletrabalho em implementação na empresa. Foi informado a quantidade de funcionários no programa, os critérios, as áreas envolvidas e os diversos tipos de teletrabalho.

Houve bastante questionamento sobre a questão da segurança no trabalho, ergonomia, jornada de trabalho e as formas de contato com os funcionários em home office principalmente.

Os sindicatos questionaram o modelo de representação e atuação junto aos funcionários em teletrabalho para que o mesmo não fique desassistido tanto da sua representação sindical, como também da assistência social, via acompanhamento das condições de saúde periodicamente.

O assunto será mais aprofundado no decorrer das outras reuniões.

Bancos incorporados

A mesa de bancos incorporados começou com um debate sobre delineamento dos temas que serão debatidos, sendo o acesso aos benefícios o primeiro assunto quer será abordado e detalhado.

Negociação permanente

A Comissão de Empresa apresentou reivindicações de solução de problemas na recente reestruturação das Unidades de Apoio, reestruturação do setor de atacado em Campinas, migração do setor de pagamento e recebimento das agências Setor Público para o PSO e foi iniciado um debate sobre GDP (processo de avaliação pessoal), que será feito ao longo da vigência do acordo, conforme acertado durante a negociação na campanha salarial.

Foi cobrado sobre a implantação da possibilidade de redução do horário de almoço e o o banco confirmou que os testes no sistema já se iniciaram e o prazo até o final de novembro está mantido.

Cassi

A Contraf-CUT cobrou do banco o restabelecimento da Mesa de Negociação da Cassi, considerando que foi apresentada uma proposta de consenso das entidades, feita com o auxílio e análise técnica da Diretoria da Cassi, inclusive com os técnicos da área financeira que são indicados pelo banco.

A Contraf-CUT afirmou que sempre teve o interesse de negociar uma proposta para sustentabilidade da Cassi e que a discussão na mesa com os Sindicatos e demais entidades representativas é a melhor forma de se chegar a um entendimento.

Defesa do Banco do Brasil e dos funcionários

A Comissão de Empresa fez uma defesa do papel do Banco do Brasil e também dos seus funcionários, considerando as notícias e especulações veiculadas na imprensa sobre o futuro governo e a nova direção do BB.

A Contraf-CUT ressaltou a campanha em defesa dos bancos públicos e os debates feitos em audiências nas diversas casas legislativas em todo o território nacional, demostrando a importância do Banco do Brasil para o desenvolvimento do país.

Os representantes dos funcionários afirmaram que a defesa dos processos seletivos apresentada constantemente pelos sindicatos é uma forma de proteger os trabalhadores e a instituição de interferências externas.

Próximas mesas temáticas

A mesas temáticas terão calendário de reuniões trimestral e a próxima rodada está agendada para o final do mês de fevereiro de 2019.

No mês de janeiro será feita uma reunião para apresentação e debate sobre a ampliação das praças da UNV – Unidade de Varejo e as consequências do novo modelo para os funcionários das agências.

Para Wagner Nascimento, coordenador da Comissão de Empresa dos Funcionários do BB, a implantação das mesas temáticas e seus debates é de extrema importância para os funcionários do BB.

“Várias das melhorias nas relações de trabalho, no nosso acordo coletivo e nos processos do dia a dia foram conquistadas a partir de discussões em mesas temáticas com as áreas técnicas do BB. Por isso, a instalação dessas mesas, além de cumprir o acordado no ACT, propicia ampliar o nosso leque de discussões. O tema tele trabalho é um assunto bastante novo no ambiente do BB e precisamos nos assegurar sobre a efetividade da sua implantação, bem como da proteção aos funcionários do que tange às condições de trabalho e seus direitos, por exemplo”, afirmou.

Fonte: SP Bancários.

Veja Mais!

Eleições da Cassi: Sindicato apoia chapas 6 e 33

A partir desta sexta-feira (15), os usuários da Cassi vão às urnas para escolher os …