Home / Banco do Nordeste / Congresso organizará a luta dos funcionários do BNB

Congresso organizará a luta dos funcionários do BNB

Além da defesa do banco público, o congresso aprofundará a discussão sobre as reformas trabalhista e da Previdência.

Nos dias 12 e 13 de julho, acontece em Fortaleza (CE) o 25º Congresso Nacional dos Funcionários do Banco do Nordeste do Brasil. O evento será no Hotel Praia Centro e contará com 70 delegados, sendo 24 deles da Bahia e Sergipe. Matheus Peixoto Amaral (BNB/Vitória da Conquista) vai representar a base do Sindicato dos Bancários de Conquista e Região. O evento terá como tema as consequências das reformas trabalhista e previdenciária para a categoria bancária e a luta em defesa do BNB.

Além disso, os representantes presentes no congresso irão debater também sobre a proposta do governo Bolsonaro de fusão do BNB com o BNDES. O BNB é um importante banco de desenvolvimento para o país, que atualmente beneficia mais de 4 milhões de pessoas através do Crediamigo e também administra o Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste – FNE, que beneficia setores como agricultura, pecuária, indústria, agroindústria, turismo, comércio e serviços e injetou, no ano passado, R$ 8,1 bilhões na Bahia (20% de todo o orçamento anual do Estado), segundo informações da AFBNB. Em mais de 70 anos de atuação, o BNB se consolidou como um banco de fomento e um dos principais operadores de crédito rural do país.

“Trata-se de um evento muito importante, onde levaremos as demandas da nossa base para inclusão na minuta de reivindicações. Dentre os principais temas estão a manutenção dos direitos e a convocação de novos funcionários – tendo em vista a grande adesão dos funcionários ao Programa de Incentivo ao Desligamento (PID)”, afirma Matheus Amaral, funcionário do BNB e membro do Conselho Fiscal do SEEB/VCR.

Veja Mais!

AFBNB encaminha ofícios ao Banco com demandas da base

No último mês de dezembro a Associação encaminhou ofícios ao Banco reforçando pautas previamente discutidas …