Home / DestaquesApp / Bancárias e bancários participam da 3ª Marcha das Mulheres

Bancárias e bancários participam da 3ª Marcha das Mulheres

Com o tema “Pela vida das mulheres, em defesa das liberdades democráticas e contra a reforma da Previdência”, representantes de movimentos sociais, entidades sindicais e da sociedade civil participaram da 3ª Marcha das Mulheres, que aconteceu na última sexta-feira (08), em Vitória da Conquista.
A Marcha teve a presença da classe bancária, que junto a trabalhadoras e trabalhadores, levantaram pautas locais e nacionais, como o combate à violência contra a mulher e à reforma da Previdência. A manifestação teve início na praça Barão do Rio Branco, seguindo logo após para a entrega do manifesto à Prefeitura Municipal, à Câmara de Vereadores e ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

A pauta de reivindicações foi construída e assinada por cerca de 50 entidades, como o Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região; União de Mulheres; Conselho da Mulher; Coletivo Feminista Classista Ana Montenegro; Sindicato dos Trabalhadores Rurais; Sindicato do Magistério Municipal de Vitória da Conquista ; Associação dos Docentes da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; entre outras.

Na lista de reivindicações estão “o posicionamento dos Poderes Legislativo e Executivo contra a Reforma Previdenciária e pela Revogação da Reforma Trabalhista; a implementação de uma política municipal de combate ao Assédio Moral e Sexual nos locais de moradia, estudo e trabalho; a efetiva implantação da ‘Parada Segura’; o funcionamento 24 horas da DEAM e qualificação das (dos) profissionais da Delegacia para o acolhimento e acompanhamento das vítimas”, e outros pontos que estão diretamente ligados ao cumprimento dos direitos da mulher.

Para a vice-presidente do SEEB/VCR, Larissa Couto, é imprescindível a presença da categoria bancária nesses momentos de luta. “É uma oportunidade de chamar atenção para a necessidade de acelerar os movimentos em direção à igualdade de direitos, melhores condições de trabalho e garantias sociais de gênero. Na categoria bancária temos que cobrar dos bancos a responsabilidade com os programas de equidade e respeito às mulheres trabalhadoras”, conclui.

Evento discutirá sobre o Feminismo
Na próxima sexta-feira, dia 15, o SEEB/VCR realizará o evento “Feminismo: história e os desafios contemporâneos”, onde haverá uma palestra com a professora Doutora Márcia Lemos, coquetel e apresentação musical da cantora Narjara Paiva.
O encontro acontecerá a partir das 19h, na sede do Sindicato – Rua Dois de Julho, 122, Centro.

Comentários

Veja Mais!

SEEB/VCR participa do Dia Nacional de Luta em Defesa da CEF

O Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região participou, na última sexta-feira (15), …