Home / Sindicato / Bancários comemoram os 57 anos do SEEB/VCR

Bancários comemoram os 57 anos do SEEB/VCR

Na última quinta-feira, dia 24, os bancários da base do SEEB/VCR comemoraram os 57 anos de fundação do Sindicato. Na oportunidade, foi realizada uma palestra com o tema “Novas Tecnologias e as Mudanças no Mundo do Trabalho: desafios para os trabalhadores”, ministrada pela economista do Dieese/BA, Ana Georgina Dias, e, logo após, um coquetel ao som dos músicos Marlua e Felipe.
Para a bancária Camila Gomes (BB), a tecnologia tem sua importância, mas todos devem estar atentos quanto aos riscos que ela apresenta à classe trabalhadora. “Acredito que a substituição da mão de obra por robôs, pela tecnologia, é um cenário preocupante, principalmente tendo em vista a quantidade de empregos que vão sendo reduzidos não apenas em nossa categoria, mas, também, pensando que o trabalhador que perde seu emprego é um consumidor a menos na sociedade”, pontua. Mauri Oliveira, bancário do Santander, reforça a importância da união da categoria: “nos últimos 20 anos, diminuiu mais da metade o número de bancários do Brasil, e isso representa uma ameaça para nós. Ninguém é forte sozinho. Quanto mais unida a nossa classe estiver, melhor para podermos lutar juntos”.
Historicamente, o surgimento do sindicalismo se deu a partir da necessidade de proteger os interesses das trabalhadoras e trabalhadores. Com o objetivo de efetivar esse papel no interior da Bahia, em 27 de maio de 1961, 28 bancários criaram, em assembleia, a Associação Profissional dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Vitória da Conquista.
Depois de oito meses, no dia 27 de janeiro de 1962, em uma histórica assembleia, a categoria transformou a Associação em Sindicato. Em 1988, sua atuação foi expandida com a ampliação da base sindical para 45 cidades da região, possibilitando o aumento da força de representação em defesa de uma sociedade mais justa para aqueles que produzem os lucros do setor.
Nos últimos anos, o Sindicato desempenhou um papel de aproximação da categoria, o que tem possibilitado vitórias significativas. Por meio de um trabalho de base intensificado, o número de filiados foi ampliado, reforçando a organização e a unidade da categoria. Além disso, a entidade é referência para movimentos populares e outras entidades por participar e apoiar as lutas gerais da sociedade. Em suas quase seis décadas de atuação, se firmou como um dos mais atuantes sindicatos da Bahia.
“Nesse momento é importante relembrar nossas batalhas, as assembleias nas portas dos bancos, as reuniões em cada agência, e também as diretorias anteriores, que deram sua contribuição para a entidade. É fundamental a gente estar aqui comemorando, junto com a categoria, todos esses acontecimentos e vislumbrar o futuro. Estamos enfrentando um período difícil, em que os setores conservadores estão atacando e retirando direitos dos trabalhadores, e precisamos estar cada vez mais unidos e fortes”, afirma o presidente do Sindicato, Paulo Barrocas.

Veja Mais!

Sindicato realiza trabalho de base em Dom Basílio, Livramento de Nossa Senhora, Paramirim, Rio de Contas, Barra da Estiva, Brumado, Ituaçu e Tanhaçu

Nesta semana, o Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região promoveu o trabalho …