Home / Banco Pan / Banco PAN promete resposta sobre gratificação na próxima semana

Banco PAN promete resposta sobre gratificação na próxima semana

O Banco PAN garantiu que na próxima semana dará uma resposta sobre o pagamento da gratificação semestral aos funcionários. A informação foi dada em reunião, realizada nesta quarta-feira (6/2), com dirigentes da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe, do Sindicato da Bahia e de Feira de Santana, que questionaram a empresa sobre a falta de pagamento do benefício.

A gerente de relações trabalhistas e sindicais, Carla Mazarine, e a analista do banco, Mariana Martins, informaram que a direção da empresa fez a compensação do benefício pagando a PLR. O que está errado, uma vez que a gratificação semestral independe da Participação nos Lucros e Resultados e do PPR (Programa de Participação de Resultados).

Segundo elas, não ficou claro a necessidade do pagamento da gratificação semestral, cláusula que consta no aditivo Bahia do Acordo Coletivo, renovado na última campanha salarial e assinado pela Fenaban (Federação Nacional dos Bancos).

O presidente do Sindicato da Bahia, Augusto Vasconcelos, salientou que o acordo existe desde 1976, e que os bancários esperam pelo benefício. Outro ponto diz respeito a jornada de trabalho. Há denúncia de desrespeito a lei da categoria – de 6 horas diárias. Os dirigentes sindicais ressaltaram que quando extrapolar deve ser acordado, com o pagamento devido da hora extra. As representantes do PAN ficaram de apurar. O sindicato vai cobrar.

As demandas serão apresentadas à direção do banco na segunda-feira (11/02), segundo informaram as representantes da empresa, e até a próxima quarta-feira (13/02), os funcionários terão uma resposta sobre a gratificação. A expectativa é de que o acordo seja cumprido.

O presidente da Feebbase, Hermelino Neto, avaliou o encontro como positivo, pois foi possível esclarecer o que representa a gratificação semestral, que deve ser paga por todos os bancos que atuam na Bahia e Sergipe, uma vez que está assegurada na Convenção Aditiva dos dois estados.

Além de Augusto Vasconcelos e Hermelino Neto, também participaram da reunião, a presidente do Sindicato de Feira de Santana, Sandra Freitas, os diretores do Sindicato da Bahia Adelmo Andrade e Robson Bonfim e os diretores do Seeb Feira Afonso Amâncio e Marcos Campelo.

Fonte: Seeb Bahia.

Comentários