Home / Banco Santander / Bancos intensificam exploração dos funcionários

Bancos intensificam exploração dos funcionários

O Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região realizou, na manhã desta terça-feira (21), uma manifestação em frente a agência do Santander de Conquista. O objetivo foi denunciar a intensificação da exploração de bancários e clientes com a proposta de reformulação interna apresentada pelo banco.

O Santander no Brasil é responsável por 29% do lucro do banco em todo o mundo. Em 2018, o ganho chegou a R$ 12,16 bilhões. Mesmo com sua lucratividade crescente nos últimos anos, o banco anunciou uma reformulação interna que inclui o acúmulo de funções e, segundo o presidente do banco Sergio Rial, até o fim da função de caixa.

Neste mês de maio, o banco espanhol passou a operar em algumas agências também aos sábados e domingos com atendimento ao público, descumprindo a atual Convenção Coletiva do Trabalho. No projeto, os bancários são coagidos a prestarem “trabalho voluntário” nos finais de semana. Legalmente, os funcionários não recebem absolutamente nada por isso e se sofrerem acidente ou assalto, no percurso ou durante o serviço, não se configura o acidente de trabalho e não há os resguardos previstos em lei.

A falta de reajuste do valor pago por quilômetro rodado nos deslocamentos durante o trabalho e a mudança na bandeira do Vale Alimentação e Vale Refeição também aumentam os transtornos para os empregados do banco.

“As mudanças anunciadas nunca são em prol dos funcionários ou em prol do cliente. O banco agora tem feito essa pressão por trabalho não-remunerado, chamado de ‘voluntário’, para que os funcionários trabalhem aos finais de semana, sem nenhuma garantia. Então, o que temos é um banco que menospreza cada vez mais a vida dos bancários e da população e não deixa dúvidas que sua prioridade é o lucro exorbitante a qualquer preço”, avalia Wolney Soares, diretor do SEEB/VCR.

Manifestação contra o fechamento de agência do Itaú
Na próxima quinta-feira (23), o Sindicato realiza uma manifestação contra o fechamento da agência do Itaú localizada na avenida Brumado, em Vitória da Conquista.

Segundo o comunicado ao público, a unidade vai encerrar o atendimento no próximo dia 7 de junho e informa que os clientes serão direcionados para a agência localizada na avenida São Geraldo.

Com o fechamento, os usuários de Conquista contarão apenas com as unidades Itaú/Francisco Santos e Itaú/São Geraldo, ambas no Centro. Não foi divulgado o desligamento de bancários, que deverão ser transferidos. Contudo, o Itaú não garantiu a manutenção do quadro de funcionários.

Mesmo sendo o banco que mais lucrou no Brasil nos últimos anos – com resultado superior a R$ 25 bilhões em 2018, o Itaú tem divulgado um grande corte em todo o país. Segundo o que foi divulgado pela imprensa, até junho 134 agências terão suas atividades finalizadas. No total, estima-se que 400 unidades serão fechadas.

“O fechamento da agência não se justifica, visto o lucro absurdo que o banco tem obtido com a exploração da categoria bancária e dos clientes. O encerramento também gera um clima de insegurança entre os funcionários, que não possuem garantias da manutenção do emprego. Além disso, reflete negativamente na economia do Bairro Brasil, que há pouco tempo teve outra agência fechada”, afirma Carlos Alberto Gonçalves, diretor do SEEB/VCR.

Veja Mais!

Presidente do Santander prioriza consumo em detrimento do atendimento bancário

As declarações dadas em entrevista ao jornal Valor Econômico, nesta segunda-feira (5), pelo presidente do …