Home / Bancos / Bancos seguem reduzindo postos de trabalho

Bancos seguem reduzindo postos de trabalho

O setor bancário teve saldo negativo de postos de trabalho pelo segundo mês consecutivo. É o que mostra o levantamento sobre emprego bancário realizado pelo Dieese, com base nos dados de abril do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Foram 64 vagas a menos no período, resultado de 3.296 desligamentos e 3.232 admissões no período.

Em abril, o número de desligamentos foi a maior em seis meses, o que pode estar associado ao aumento da rotatividade no setor, que já é muito alto.

O levantamento do Dieese mostra também os altos índices de demissões a pedido do trabalhador. Desde setembro de 2021, este tipo de desligamento está acima de 40% da totalidade. Em abril chegou a 42% do total. No ano (janeiro a abril/2022), mais de 5 mil trabalhadores bancários solicitaram demissão, o que corresponde a 46,6% do total de desligamentos. A média de pedido de desligamentos no emprego formal brasileiro, no mesmo período, foi de 33,3%.

“Apesar de não ser possível determinar, de maneira contundente, o motivo dos desligamentos, uma vez que a falta de obrigatoriedade de homologação de demissões dificulta investigações, algumas hipóteses são a de que a flexibilidade promovida pelo home office favorece mudanças e transferências; a migração de trabalhadores para bancos digitais, fintechs e corretoras de valores, muitas vezes por terceirização do trabalho bancário promovida pelos próprios bancos; e o esgotamento dos trabalhadores por conta de pressões pelo cumprimento de metas abusivas”, observou o economista Gustavo Cavarsan, um dos responsáveis pelo levantamento realizado pelo Dieese.

Os dados revelam também que os bancos continuam com a política de demitir funcionários mais experientes, para contratar pessoas mais jovens e com salários menores.

Os dados mostram a importância da negociação com a Fenaban sobre emprego, que foi realizada nesta segunda-feira (27/6).

Fonte: FEEB

Veja Mais!

Horário especial dos bancos no fim de ano

  O funcionamento dos bancos é alterado com as proximidades das festas de final de …