Home / Economia / Brasil tem 63,4 mi de pessoas com dívidas

Brasil tem 63,4 mi de pessoas com dívidas

Com a corda no pescoço. O ditado popular nunca foi tão real no Brasil. Com o agravamento da crise econômica, o aumento do desemprego e o achatamento da renda, as famílias brasileiras acumulam dívidas. Cerca de 63,4 milhões de pessoas tinham contas em atraso em junho, um recorde da série histórica do Serasa Experian.

O número é 2,6% maior do que o registrado no mesmo período do ano passado, quando 61,8 milhões estavam inadimplentes. A maioria das pessoas que hoje está com nome sujo na praça (12,6 milhões) tem entre 41 e 50 anos. Os idosos aparecem em seguida. Ao todo, 9,6 milhões – 15% do total – estão endividados.

O desemprego é o principal motivo para a alta taxa de inadimplência em todas as faixas etárias. O Brasil tem mais de 12 milhões cidadãos fora do mercado de trabalho. Sem falar os que estão na informalidade ou que têm carga horária baixa. Normalmente, nesses dois grupos, os salários são bem menores. A prioridade fica para as despesas básicas, como alimentação. As demais contas ficam em segundo plano.

Cartão de crédito
Além do desemprego e o rendimento encolhido, os brasileiros ainda têm mais um problema: os juros abusivos cobrados pelos bancos. O rotativo do cartão de crédito está na casa dos 300,3% ao ano. Não é à toa que a maioria (29,2%) das dívidas não pagas é dos cartões.

Fonte: Bancários Bahia

Veja Mais!

Brasil fecha 2023 com inflação dentro da meta

O Brasil fechou 2023 com inflação dentro da meta. O resultado aparece no relatório divulgado nesta quinta-feira …