Home / Caixa Econômica / Caixa precisa continuar 100% pública e forte, independentemente de quem a presida

Caixa precisa continuar 100% pública e forte, independentemente de quem a presida

Segundo divulgado em alguns sites nesta quinta-feira (22), Gilberto Occhi vai deixar o comando da Caixa Econômica Federal. Para Jair Pedro Ferreira, presidente da Fenae, o mais importante é que o banco continue 100% público e a serviço dos brasileiros. “Essa é a Caixa de que o Estado e população precisam. Independentemente de quem seja escolhido para o cargo, os empregados, as entidades representativas e a sociedades vão manter a luta para que ela continue parceira estratégica na execução de políticas públicas”, afirma.

Ainda de acordo com Jair Ferreira, uma nova etapa da campanha “Defenda a Caixa você também” será lançada no próximo mês. “Estamos finalizando a linha visual e os pilares das ações, mas é certo que aprofundaremos os debates sobre a importância do banco na vida dos brasileiros e sobre a necessidade de valorização dos empregados. É fundamental que todos entendam que o futuro da Caixa está em jogo”, alerta.

A possível troca no comando do banco 100% público deve ser marcada pelas disputas políticas entre o presidente Michel Temer e o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles. O tema, aliás, é tratado em artigo publicado por Rita Serrano, representante dos trabalhadores no Conselho de Administração da Caixa. “É uma disputa que, inclusive, empolga o ‘mercado privado’, que articula como irá dela se favorecer. Não à toa, a Fenaban já afirma que irá entregar proposta ao conselho gestor do FGTS para administrar parte dos recursos do fundo”, diz o texto.

No dia 12 de março, na sessão solene na Câmara dos Deputados em homenagem aos 157 anos da Caixa, o presidente da Fenae repudiou a atual política de sufocamento e enfraquecimento do banco. “Isso não interessa aos brasileiros. A maioria dos bancos privados, focados no rentismo, não atende a população mais carente. Se privatizarem a Caixa, o que será dessas pessoas? Em alguns estados, por exemplo, só há financiamento da casa própria feito por ela”, lembrou Jair Pedro Ferreira.

Veja Mais!

Bancários cobram explicações sobre reestruturação na Caixa

A Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) enviou, nesta quinta-feira (1º/2), um ofício …