Home / Banco do Nordeste / Categoria aprova minuta de reivindicações do BNB

Categoria aprova minuta de reivindicações do BNB

Nos dias 18 e 19 deste mês, cerca de 100 representantes da categoria estiveram reunidos em Fortaleza para o XXIV Congresso Nacional dos Funcionários do BNB. Em dois dias de debates e encaminhamentos, os trabalhadores presentes definiram a unidade como estratégia fundamental para a Campanha Nacional de 2018. Também durante a atividade, a economista do Dieese, Bárbara Vasques, mediou o debate sobre a Nova Lei Trabalhista e os Impactos na Vida dos Trabalhadores.
A minuta de reivindicações aprovada para ser entregue ao BNB durante a Campanha foi um acúmulo a partir da revisão das resoluções aprovadas no Congresso de 2017, com alteração de alguns artigos para se adequar à Lei da Terceirização e à Reforma Trabalhista. Além disso, foram incluídos novos artigos, devido à reestruturação no banco. Dentre as pautas, continuará sendo cobrada a revisão do PCR, a questão do ponto eletrônico e que seja reavaliada a situação dos funcionários que perderam a comissão devido à reestruturação, bem como o plano de saúde para os novos contratos.
A solidariedade entre bancárias e bancários de bancos públicos e privados será primordial em um cenário de forte acirramento na luta de classes, onde trabalhadores estão sendo cada vez mais explorados. A luta organizada é a única alternativa para assegurar o que foi conquistado até o momento. “Diferente de outros congressos, a participação de delegados foi menor, devido à contenção de despesas das entidades sindicais. Apesar disso, foi positivo o debate que aprovou as resoluções, visto que o aprovado contempla grande parte dos anseios dos funcionários. Esperamos agora bancários do BNB se mantenham unidos, pois devemos ter uma Campanha Salarial difícil. Se não fecharmos acordo até 31 de agosto, não teremos acordo válido no inicio de setembro, devido à não ultratividade do acordo em vigor após a reforma trabalhista”, destaca Carlos Alberto Placha, diretor do SEEB/VCR.

Comentários

Veja Mais!

Inflação e reajuste

Com o anúncio da inflação oficial, correspondente ao período de 31 de agosto de 2017 …