Home / Realidade Bancária / Contraf e Fenaban voltam a debater Instrumento de combate ao assédio moral

Contraf e Fenaban voltam a debater Instrumento de combate ao assédio moral

A Comissão Bipartite de Acompanhamento da Cláusula de Prevenção de Conflitos no Ambiente de Trabalho, composta por representantes dos bancos e dos bancários, prevista na cláusula 58 da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria, se reúne na segunda-feira (27) para dar continuidade às negociações.

“Este processo negocial entre os representantes dos trabalhadores e dos bancos é de extrema importância. Apesar de existirem divergências de posições, as reuniões são fundamentais para fortalecermos e aprimorarmos o instrumento de prevenção do assédio moral”, afirmou Walcir Previtale, secretário de Saúde da confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf) e coordenador da mesa de negociações.

Como propostas para a melhoria do instrumento a Contraf-CUT propõe a redução do prazo de apuração das denúncias dos atuais 45 dias para 30 dias; a estratificação de todas as denúncias que transitam pelos canais internos dos bancos; e a avaliação dos critérios de apuração utilizado pelos bancos.

“Queremos tornar o instrumento mais efetivo, transformando os ambientes de trabalho em ambientes saudáveis, livre do assédio moral, adoecimentos e acidentes de trabalhos. Não queremos apenas remediar os casos que são constatados, queremos prevenir que eles aconteçam”, disse o secretário de Saúde do Trabalhador da Contraf.

A reunião acontece a partir das 15h, na sede da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), na avenida Brigadeiro Faria Lima, 1.485, 12º andar, em São Paulo.

Leia também:
> Coletivo Nacional de Saúde do Trabalhador discute medidas para prevenção de conflitos no ambiente de trabalho com Fenaban
Reunião sobre combate ao assédio moral termina sem respostas plausíveis para trabalhadores

Fonte: Contraf

Veja Mais!

Burnout e depressão estão na lista de doenças ocupacionais

O Ministério da Saúde atualizou a lista das doenças relacionadas ao trabalho, incluindo 165 novas …