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Diretoria apresenta demandas ao gerente Regional do Bradesco

Na última quinta-feira (12), diretores do Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região estiveram reunidos com o gerente Regional do Bradesco, Erivar Medeiros, para tratar das demandas enfrentadas pelos funcionários. Participaram da reunião os diretores Alberto Rocha, Arnaldo Prates, Fernando Malta, Jorge Chagas, Jornan Andrade, Larissa Couto, Paulo Barrocas e Sarah Sodré.
As condições de trabalho foram o principal assunto debatido. Os diretores cobraram mais contratações, pois a evidente falta de funcionários nas agências tem afetado a qualidade do atendimento, aumentado a pressão por metas e potencializado o adoecimento físico e mental.
Além disso, foi informada ao gerente Regional a regularidade das denúncias de assédio moral nas agências do Bradesco. Segundo apuração do Sindicato, são frequentes as condutas que evidenciam violência psicológica contra os empregados, seja por produção, cobrança de resultados ou discriminação aos bancários adoecidos. Os diretores foram enfáticos ao dizer que, caso a situação não mude, o setor jurídico irá orientar o recolhimento de provas para denúncia ao Ministério Público do Trabalho, como aconteceu nas ações contra o Itaú e o Banco do Brasil. Juntas, as indenizações ultrapassaram R$ 1 milhão.
Também foi abordada a recusa do Bradesco em promover a emissão das Comunicações de Acidente de Trabalho (CATs), o que contraria o artigo 169 da CLT e o artigo 22 da Lei 8.213/91. Sobre o assunto, o gerente regional solicitou um tempo para entrar em contato com o setor responsável e dar uma resposta ao Sindicato.
A diretoria expôs ao gestor as condições críticas em que se encontram diversos Postos de Atendimento Avançados (PAA) na base territorial. Em muitos casos, as unidades possuem somente um bancário para atender a população, o que resulta em acúmulo de trabalho e falta de tempo até mesmo para almoço ou utilização do banheiro. Além disso, o público fica refém da lentidão nos serviços, mais suscetível a golpes na utilização do autoatendimento e, no período de férias do funcionário, pode ficar completamente desassistido, com o fechamento do PAA.
Outro ponto de pauta foi o Bradesco/Poções, cujo prédio é antigo e não oferece condições adequadas para clientes e usuários. O gestor concordou com a reivindicação do Sindicato, afirmando que esta unidade realmente possui a pior estrutura da região e que vai buscar um novo local para a agência.
“A diretoria sempre acompanha, durante o trabalho que fazemos nas agências, as condições às quais os bancários estão submetidos. Essa reunião teve o intuito de cobrar do gerente regional melhoria das condições de trabalho e da infraestrutura da base. Esperamos que as questões apresentadas sejam solucionadas o mais breve possível, para que possamos garantir os direitos da categoria”, afirma Paulo Barrocas, presidente do SEEB/VCR.

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