Home / Brasil / Fórum Social Mundial em Salvador realiza ato de solidariedade

Fórum Social Mundial em Salvador realiza ato de solidariedade

 

Hoje (15) pela manhã, em Salvador, as atividades do Fórum Mundial Social 2018 foram suspensas para realização de um ato em solidariedade a morte de Marielle Franco – Psol/RJ e Pedro Anderson, assassinados na noite da última quarta-feira (14), ao retornar para casa após uma roda de conversa com mulheres sobre o genocídio do povo negro.

No fim de fevereiro, a quinta vereadora mais votada no Rio, Marielle havia sido nomeada para compor a comissão que vai acompanhar a intervenção militar no Rio. Quatro dias antes de sua morte, a militante havia denunciado a violência policial em Acari, zona norte.

Precisamos gritar para que todos saibam o está acontecendo em Acari nesse momento (…) Nessa semana dois jovens foram mortos e jogados em um valão. Hoje a polícia andou pelas ruas ameaçando os moradores. Acontece desde sempre e com a intervenção ficou ainda pior”. Ela concluiu a denúncia feita em seu perfil do facebook, pedindo que a imagem postada pelo Coletivo Papo Reto fosse compartilhada por todos.

Apesar de não ser oficial, a falta de elementos que apontem para um assalto indica fortes suspeitas de crime político, encomendado para tentar calar a voz militante que se ergue contra a repressão e a exploração.
O Fórum Social Mundial, que é realizado desde 2001, teve início na última terça-feira (13), reunindo movimentos sociais de todos os continentes na construção de alternativas para transformação social. O evento terá como território principal o Campus de Ondina, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), além de outros locais da capital baiana, como o Parque do Abaeté, em Itapuã, e o Parque São Bartolomeu, no Subúrbio Ferroviário da cidade.
Com mais de 1.500 coletivos, organizações e entidades cadastradas, e em torno de 1.300 atividades autogestionadas inscritas, a atividade conta com a presença de representantes de entidades de países como Canadá, Marrocos, Finlândia, França, Alemanha, Tunísia, Guiné, Senegal, além de países sul-americanos e representações nacionais. Segundo os organizadores, são esperadas cerca de 60 mil pessoas, de 120 países.

Veja Mais!

Bolsonaro transferiu R$ 800 mil aos EUA, onde aguardaria tentativa de golpe, aponta PF

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) transferiu R$ 800 mil para um banco dos Estados Unidos …