Home / Luto / LUTO: Haroldo Lima, ex-deputado e dirigente do PC do B

LUTO: Haroldo Lima, ex-deputado e dirigente do PC do B

É com extremo pesar que o Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região comunica o falecimento, na madrugada desta quarta-feira (24), do ex-deputado e dirigente partidário, Haroldo Lima.

Haroldo veio a óbito aos 81 anos, após lutar por quase um mês contra a Covid-19.

Natural de Caetité em 7 de outubro de 1939, foi um militante histórico, iniciando suas atividades ainda jovem na Juventude Universitária Católica (JUC) como estudante da Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia (UFBA), onde se formou engenheiro elétrico, e foi diretor do jornal da União Nacional dos Estudantes (UNE) da Bahia.

Durante a Ditadura Burgo-militar no Brasil, sobreviveu à Chacina da Lapa, em São Paulo, episódio triste da nossa história onde outros militantes do Partido Comunista do Brasil foram assassinados. Foi torturado, e em 1981 foi preso em Salvador apontado como articulador do movimento contra o aumento da tarifa de ônibus na capital.

Foi Deputado Federal por 20 anos. Com o PCdoB clandestino, em 1982, ele foi eleito Deputado Federal pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB). Com a legalização do PCdoB, em 5 de agosto de 1985, ele voltou a compor o partido oficialmente.

Em 2005, foi indicado pelo presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva para o cargo de diretor-geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Sua participação foi fundamental no processo de descobrimento do pré-sal e sistematização da sua exploração.

Sua morte representa uma perda para as lutas populares e progressistas no país.

O Sindicato se solidariza com familiares e amigos.

Veja Mais!

Luto: Durval Ferraz, ex-bancário do BB

A diretoria do Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região lamenta a morte …