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Manifestação alerta clientes sobre direitos

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As constantes reclamações quanto aos atendimentos prestados pelos bancos repercutem negativamente nas rotinas de bancários e clientes. Buscando alertar a sociedade e notificar as instituições financeiras atuantes em Vitória da Conquista, Procon municipal e de Salvador, junto com a Câmara de Vereadores e o Sindicato dos Bancários, realizaram uma ação de conscientização sobre os direitos dos clientes no último dia 18.

De acordo com o art. 3º da Resolução Nº 3.694 do Banco Central, as instituições bancárias são proibidas de recusar ou dificultar o acesso dos seus clientes aos canais de atendimento convencionais, inclusive guichês de caixa, mesmo na hipótese de oferecer atendimento alternativo ou eletrônico. Mas, ferindo a norma estabelecida pelo BACEN, a orientação dos bancos para que clientes procurem correspondentes é cada vez mais comum.

A falta de contratações e a precarização do trabalho dos bancários podem ser notadas ainda por meio do descumprimento de outra regra dentro das entidades financeiras, a Lei Municipal nº 945/98, que determina a permanência máxima de 15 minutos nas filas dos bancos. Os bancos, preocupados apenas em aumentar os lucros, demitem mais que contratam, sem se importar com a qualidade dos serviços prestados aos seus clientes ou a sobrecarga dos seus funcionários.

“Esta mobilização também é em defesa do emprego do bancário. Quando mandamos o cliente buscar correspondentes estamos legitimando a precarização das condições de trabalho com a terceirização e satisfazendo apenas as buscas por lucros dos bancos. Estas instituições financeiras são concessões públicas, têm obrigação de atender dignamente à sociedade e oferecer boas condições de trabalho aos bancários”, alerta o presidente do SEEB/VCR, Paulo Barrocas.

Na intervenção conjunta realizada nas agências, houve de panfletagem alertando os usuários de serviços bancários sobre os seus direitos, informações sobre pagamentos de boletos e demais serviços que podem ser feitos diretamente nos caixas das agências, bem como os canais de reclamações e denúncias referentes ao fornecimento inadequado dos serviços por parte dos bancos, e também foram feitas autuações pelo órgão de defesa do consumidor.

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