Home / Campanha Nacional dos Bancários / 2018 / Mobilização da categoria para garantir acordo

Mobilização da categoria para garantir acordo

Há quase um mês da entrega da pauta da Campanha Nacional dos Bancários de 2018, as negociações seguem sem avanços. A data base da categoria é 1º de setembro e, nesta quarta-feira, dia 11, os bancários estarão mobilizados em todo o país, para cobrar dos bancos a assinatura do pré-acordo. Para somar forças, os trabalhadores podem participar utilizando as hashtags #TodosPelosDireitos e #AssinaFenaban nas redes sociais.

O acordo vigente para a categoria, assinado em 2016 e com validade de dois anos, se extingue em 31 de agosto. Após este dia, os direitos dos bancários, conquistados até hoje, deixam de ser garantidos. Na primeira rodada de negociação, a categoria levou para a mesa o pré-acordo de ultratividade – que busca garantir o que já está previsto na Convenção Coletiva de Trabalho até o fechamento de um novo acordo, no entanto, os bancos se recusaram a assinar, adotando uma postura diferente das utilizadas em outros anos de negociação. Sem esta assinatura, os bancos podem deixar de pagar a participação nos lucros, vales refeição e alimentação, auxílio-creche, plano de saúde ou contratar com salários abaixo do piso.

Segunda rodada de negociação
Depois da primeira rodada de negociação com a Fenaban, sem nenhuma proposta dos bancos, a próxima reunião acontece nesta quinta-feira, 12, e a categoria precisar estar mobilizada na busca pela assinatura do pré-acordo antes do dia 31 de agosto. “É de fundamental importância que todos tenhamos conhecimento de que, se não for assinado um novo acordo até dia 31 de agosto, nós, bancários, podemos perder todas as conquistas que constam na nossa CCT. Antes da nova CLT, imposta pelo governo para aumentar os lucros das grandes empresas, enquanto estivéssemos nas negociações da Campanha Nacional, a CCT continuaria valendo até assinatura do novo acordo. Precisamos da participação de todos nas mobilizações para pressionar os bancos para, pelo menos, mantermos as conquistas já alcançadas. Todos por tudo!”, ressalta o presidente do Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região, Paulo Barrocas.

Comentários

Veja Mais!

Dia 25 de julho é Dia Nacional de Luta em Defesa dos Planos de Saúde

O Comando Nacional dos Bancários orienta os sindicatos a organizarem Dia Nacional de Luta em …