Home / Movimento Sindical / Mulheres realizam 3ª Marcha em Vitória da Conquista e reivindicam seus direitos

Mulheres realizam 3ª Marcha em Vitória da Conquista e reivindicam seus direitos

Representantes de movimentos sociais, entidades sindicais e da sociedade civil de Vitória da Conquista participaram, nesta manhã, da 3ª Marcha das Mulheres. Com o tema “Pela vida das mulheres, em defesa das liberdades democráticas e contra a reforma da Previdência”, pautas de reivindicações locais e nacionais foram levadas às ruas pelas trabalhadoras.

Após a concentração na praça Barão do Rio Branco, a Marcha seguiu para a entrega do manifesto à Prefeitura Municipal, à Câmara de Vereadores e ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A pauta de reivindicações foi construída e assinada por cerca de 50 entidades, entre elas: União de Mulheres; Conselho da Mulher; Coletivo Feminista Classista Ana Montenegro; Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST); Federação dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiar (Fetag-BA); Sindicato dos Trabalhadores Rurais; Sindicato do Magistério Municipal de Vitória da Conquista; Associação dos Docentes da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Adusb); Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB); Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região; Sindicato dos Servidores Municipais de Vitória da Conquista e Levante Popular da Juventude.

Entre as reivindicações estão o posicionamento dos Poderes Legislativo e Executivo contra a Reforma Previdenciária e pela Revogação da Reforma Trabalhista; a implementação de uma política municipal de combate ao Assédio Moral e Sexual nos locais de moradia, estudo e trabalho; a efetiva implantação da “Parada Segura”; o funcionamento 24 horas da DEAM e qualificação das (dos) profissionais da Delegacia para o acolhimento e acompanhamento das vítimas, e outros pontos que estão diretamente ligados ao cumprimento dos direitos da mulher.

A diretora do Sindicato do Magistério Municipal Público de Vitória da Conquista (SIMMP), Ana Cristina Novais, reforça a importância da manutenção dos direitos das trabalhadoras. “As mulheres foram as que mais perderam na Reforma Trabalhista e serão também as que mais perderão na Reforma Previdenciária. Os professores do município já tiveram direitos retirados no ano passado, precisamos nos unir e ir atrás do que é nosso. Antes a gente lutava para conquistá-los, agora a gente luta para não perder os direitos que já conquistamos”, conclui.

Para a vice-presidente do Sindicato dos Bancários (SEEB/VCR), Larissa Couto, esta é uma data para celebrar o que já foi conquistado, mas também de lutar pelos direitos que ainda são negados. “Precisamos ser respeitadas em nosso ambiente de trabalho, sofremos com o assédio moral e sexual e, inclusive, com a diferença salarial dentro das empresas. Estamos aqui contra a Reforma da Previdência, contra o machismo e pela vida de cada mulher”, afirma.

 

Confira aqui as fotos da marcha.

 

Veja Mais!

Sindicato realiza trabalho de base em Dom Basílio, Livramento de Nossa Senhora, Paramirim, Rio de Contas, Barra da Estiva, Brumado, Ituaçu e Tanhaçu

Nesta semana, o Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região promoveu o trabalho …