Home / Realidade Bancária / Neste sábado, 28 de agosto, é celebrada a união e a força coletiva das bancárias e bancários

Neste sábado, 28 de agosto, é celebrada a união e a força coletiva das bancárias e bancários

A data representa um marco na organização da categoria, que deflagrou uma grande greve em 1951. Após 69 dias de paralisação, a maior da história destes trabalhadores, os funcionários dos bancos conquistaram 31% de reajuste salarial e deram o pontapé inicial para a estruturação nacional.

Nestes 70 anos de luta, os bancários se estabeleceram como uma das categorias mais organizadas do país, conquistando direitos como a jornada de 6 horas, repouso semanal remunerado, Participação nos Lucros e Resultados, vales Alimentação e Refeição, licenças maternidade e paternidade ampliadas, entre outros.

A união dos trabalhadores nos Sindicatos também tem pautado, ao longo dos anos, a luta em defesa da democracia, contra o autoritarismo e na construção de um país mais justo e igualitário.

O Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região faz parte dessa história há 59 anos e hoje representa mais de 1.200 trabalhadores em 45 municípios. Além de fortalecer as campanhas nacionais, o SEEB/VCR tem atuado firmemente na defesa dos direitos e interesses dos funcionários.

A conjuntura não tem sido fácil para a categoria. Por um lado, os ataques do governo federal – com as reformas trabalhista e previdenciária, e projetos como a MP 1045 – têm favorecido exclusivamente a retirada de direitos e a precarização das relações de trabalho. Do outro, as instituições financeiras promovem, diariamente, demissões e fechamentos de agências, expondo os funcionários a metas abusivas, sobrecarga de trabalho e o risco do adoecimento físico e mental.

Mesmo assim, a categoria tem sido fundamental para a sociedade. Em meio à pior crise econômica e sanitária dos últimos anos, o trabalho das bancárias e bancários garantiu o pagamento do Auxílio Emergencial a mais de 67 milhões de brasileiros, além das aposentadorias e demais benefícios, diminuindo o impacto financeiro para a sociedade.

“Neste período de pandemia, pudemos comprovar na prática a importância do bancário e da bancária para o país, pois com garra e coragem enfrentamos o medo e a demora na vacinação para garantir o acesso da população aos recursos necessários para sobreviver. Demonstramos o quanto o trabalho da categoria é essencial para o país e para a sociedade, por isso, quero parabenizar a todos e todas pelo nosso 28 de agosto, Dia do Bancário”, considera Leonardo Viana, presidente do Sindicato.

Veja Mais!

Recesso de Carnaval: atendimento na sede do Sindicato retorna na quarta (14)

O Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região informa que, nesta sexta-feira (9), …