Home / O Piquete Bancário / Entrevista / “O resultado se mostrou acima do planejado”

“O resultado se mostrou acima do planejado”

Conversamos com o diretor Financeiro do SEEB/VCR, Jornan Almeida, sobre a saúde financeira do Sindicato e os desafios da atual conjuntura.

O atual cenário político tem relação direta com a manutenção financeira do Sindicato. Quais são as medidas que colocam em risco a vida financeira das entidades de classe? O governo anterior e o atual deixaram nítida a sua visão acerca das entidades sindicais. Particularmente, no atual governo, algumas afirmações feitas ainda em campanha eleitoral se concretizaram durante seus primeiros 70 dias. Exemplo disso foi a Medida Provisória nº 873/2019, responsável por findar a arrecadação em folha da mensalidade sindical, e a Medida Provisória nº 870/2019, que diz respeito a transferência da coordenação-geral do registro sindical para o Ministério da Justiça. As MPs têm como objetivo enfraquecer os sindicatos financeiramente, perdendo assim sua força de atuação. Porém, enquanto houver injustiça social e trabalhista, existirá o sindicalismo no Brasil.

Quais as fontes de arrecadação do Sindicato e qual a saída para buscar novas alternativas diante da atual conjuntura? A principal fonte é a mensalidade sindical, seguida do desconto negocial e, por fim, as ações judiciais quando há condenação em honorários assistenciais. A alternativa que o sindicato possui agora é intensificar o trabalho de base, e, por conseguinte, ampliar o número de associados.

Qual a avaliação que pode ser realizada sobre a situação financeira do Sindicato no último ano? Avalio como positiva. O resultado se mostrou acima do planejado por dois motivos: o desfecho da Campanha Salarial, encerrada precocemente – em relação aos anos anteriores – sem necessidade de greve, e devido ao desconto negocial, que supriu a ausência do imposto sindical.
De que forma o SEEB/VCR tem conseguido garantir a transparência de suas contas? Disponibilizando os livros contábeis e seus respectivos documentos físicos para apreciação de seus associados na sede do Sindicato, além de elaborar o orçamento com a participação da categoria e prestar contas em assembleia, detalhando minuciosamente as áreas em que foram feitos os investimentos.

Como a participação dos bancários na discussão sobre o orçamento contribui para o fortalecimento do Sindicato? A partir da participação maciça nas assembleias, trazendo ideias, anseios, perspectivas e reflexões. Assim, é possível a elaboração de estratégias de comunicação, realizar contrapontos à ofensiva conservadora, cultivar alianças, reforço jurídico e, por fim, construir unidades para o Sindicato continuar combativo na defesa dos direitos dos trabalhadores. Agradecemos a participação de cada um dos associados pelo fortalecimento da nossa categoria e desejamos que no ano de 2019 essa ampliação seja ainda mais expressiva.

Veja Mais!

Sindicato realiza trabalho de base em Dom Basílio, Livramento de Nossa Senhora, Paramirim, Rio de Contas, Barra da Estiva, Brumado, Ituaçu e Tanhaçu

Nesta semana, o Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região promoveu o trabalho …