Home / Caixa Econômica / Plenária para bancárias e bancários da CEF acontece nesta quarta-feira(13)

Plenária para bancárias e bancários da CEF acontece nesta quarta-feira(13)

Nesta quarta-feira (13) acontece a plenária para bancárias e bancário da Caixa Econômica Federal da Bahia e Sergipe. O espaço de discussão foi convocado pela Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe e os sindicatos filiados com o objetivo de discutir o Saúde Caixa e as condições de trabalho. A reunião virtual acontecerá pela plataforma Zoom e o link de acesso será disponibilizado no dia.

O Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região destaca a importância da presença nessa atividade diante do risco de retrocessos que a direção do banco tem tentado impor a partir de um novo acordo.

O que está em jogo?

Em setembro, a classe trabalhadora obteve a vitória com a derrubada da CGPAR 23, que tentava limitar a participação das estatais na contribuição dos planos de saúde. Ainda assim, a atual direção da CEF, neste governo de Jair Bolsonaro, insiste em atacar o Saúde Caixa ao tentar estabelecer a cobrança de mensalidade por indivíduo e por faixa etária, que atualmente é efetuada por grupo familiar.  Para piorar, existe ainda um esforço para impor um teto de coparticipação para cada participante.

O absurdo dessa proposta se torna ainda maior quando contextualizamos que este é o momento em que estas bancárias e bancários mais precisam de um plano de saúde forte para atender às demandas da categoria que está cada vez mais adoecida. Desde o início da pandemia estas trabalhadoras e trabalhadores estão imersos em uma jornada de trabalho exaustiva diante da redução drástica do quadro de pessoal, cerca de 20 mil, e de um aumento da demanda sem precedentes com o pagamento do auxílio emergencial.

O banco tem distorcido informações para aprovar a todo custo retirar a sua responsabilidade de contribuição com o plano. Portanto, para entender esse cenário desastroso, é fundamental que as bancárias e bancários participem da plenária.

Veja Mais!

Deputados querem explicações sobre tráfico de influências na Caixa

Requerimento de informações visa o esclarecimento das denúncias de que a primeira-dama, Michelle Bolsonaro, intermediou …