Home / O Piquete Bancário / Base territorial / Prefeitura de Brumado dificulta vacinação dos Bancários

Prefeitura de Brumado dificulta vacinação dos Bancários

Os diretores do Sindicato tiverem mais uma tentativa frustrada de reunião na cidade

Após contato de bancárias e bancários da cidade de Brumado denunciando as dificuldades para vacinação contra a Covid-19, a diretoria do Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região retornou à cidade, no último dia 23, para mais uma tentativa de reunião com o prefeito e secretário de saúde do município. Mais uma vez não foram recebidos.

Esta foi a segunda tentativa de reunião no município só neste mês de julho. A outra tentativa foi no último dia 1º, quando estiveram no município para realização da manifestação que teve como objetivo denunciar os sete casos de contaminação apenas na agência do Banco do Brasil. Na oportunidade a diretoria solicitou o agendamento de uma reunião e até o momento a prefeitura não disponibilizou uma data para o encontro.

No início do mês o Ministério da Saúde, divulgou uma nota técnica, onde trabalhadores bancários e dos Correios foram incluídos no grupo prioritário de vacinação. Logo em seguida, a Comissão Intergestores Bipartite (CIB), vinculada à Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, confirmou a categoria como grupo prioritário na Bahia e recomendou a destinação de 10% do total de vacinas para garantia da imunização.

Com essa movimentação, na última semana a prefeitura de Brumado anunciou um material de divulgação apontando a vacinação da categoria bancária junto a outros grupos prioritários. Segundo informação do secretário de saúde, tomando como base a orientação da CIB, 10% das doses recebidas para essa etapa de vacinação, cerca de 140 doses, foram disponibilizadas para a última sexta-feira (23). No entanto, relatos da categoria trazem à tona as problemáticas do plano de vacinação local.

“Estamos com um sentimento de muita frustração entre os Bancários e demais categorias de trabalhadores convocados para serem vacinados na última sexta-feira (23). Não foram disponibilizadas doses suficientes para todos, aliás não chegou a vacinar nem mesmo 5% dos aptos. Isso nos causa revolta e indignação, a Secretaria de Saúde de Brumado criou essa expectativa positiva e feliz entre os trabalhadores e em pouco tempo, pois acreditamos que assim como aconteceu em muitos outros municípios, seria nossa vez”, aponta Gabriel Caires, Delegado Sindical e bancário do Banco do Brasil.

Na cidade a vacinação tem ocorrido a partir de distribuição de senhas no dia anterior. Com isso, na quinta-feira, bancários e bancários estiveram atentos ao horário para solicitação de senha. Com início de distribuição prevista para 17h, alguns trabalhadores relataram que no mesmo horário já não havia senha. Com isso nenhum bancário na cidade conseguiu ser vacinado.

A diretoria do SEEB/VCR, tem buscado os gestores locais para buscar soluções para os problemas da Covid-19 e do serviço bancário e segue sem resposta. “A falta de compromisso da prefeitura de Brumado em tratar com seriedade a pandemia da Covid-19 tem feito com que o município figure entre as cidades com piores índices de contaminação per capita no Estado. A desorganização e a inclusão de tantas categorias numa mesma rodada de vacinação com apenas 140 doses disponíveis, evidencia a falta de diálogo e falta de responsabilidade na gestão da vacinação. É preciso que a prefeitura de Brumado tenha respeito pelos trabalhadores e escute a população em momentos como este para que situações como esta não voltem a ocorrer. Infelizmente, todas as vezes que tentamos contato com o município para tratar da vacinação não tivemos resposta, até mesmo quando a Câmara Municipal aprovou requerimento de inclusão dos bancários como grupo prioritário na vacinação, enquanto isso, a Covid-19 se espalha entre os trabalhadores, vitimados pela falta de seriedade e organização de prefeitura de Brumado”, denúncia Leonardo Viana, presidente do SEEB/VCR.

CAMPANHA PELA VACINAÇÃO EM BRUMADO

Antes mesmo da recomendação do Ministério da Saúde pela inclusão da categoria, o Sindicato já havia feito tentativas de diálogos na cidade para destacar a importância de imunizar trabalhadores deste setor como forma de garantir uma segurança maior para a população que acessa as agências bancárias todos os dias.

Ainda no mês de abril, atendendo às demandas apresentadas à Câmara de Vereadores de Brumado aprovou o requerimento pela inclusão de bancários e lotéricos no grupo prioritário. Essa conquista foi possível por meio da reunião que o Sindicato e a diretora da Federação, Vanessa Amorim, conseguiram junto ao vereador Tiago Amorim (PP), que compreendeu a necessidade da imunização urgente deste grupo.

Não houve nenhum pronunciamento da gestão municipal sobre essa indicação da Câmara e com isso o Sindicato tem buscado ações para cobrar uma resposta.

 

Veja Mais!

Caixa tem de garantir medidas de biossegurança

A Caixa tem de assegurar medidas de biossegurança nas agências. O Dossiê Covid no Trabalho …