Home / DestaquesApp / SEEB/VCR cobra atuação ao Procon de Vitória da Conquista

SEEB/VCR cobra atuação ao Procon de Vitória da Conquista

Na segunda-feira (3), o presidente do Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região, Paulo Barrocas, e o diretor Financeiro da entidade, Jornan Almeida, estiveram reunidos com o Procurador-Geral e coordenador do Procon do município, Carlos Murilo Mármore, para discutir, por exemplo, o descumprimento da lei municipal que regula o tempo de espera para atendimento bancário e a restrição legal da prestação de serviços nas agências.

“Estamos buscando a intervenção do Procon, assim como já fizemos outras vezes, para que o mesmo busque cumprir seu papel de órgão fiscalizador das relações de consumo, e também do Banco Central, que normatiza os serviços bancários. Os bancos exploram a população com juros e tarifas enormes sem prestar um bom atendimento, e também vem demitindo funcionários para aumentar ainda mais seus lucros, causando sobrecarga de trabalho e consequentemente adoecimento dos trabalhadores bancários. Nessa relação tão desigual entre este setor tão poderoso e seus clientes e funcionários, é fundamental a atuação dos órgãos fiscalizadores para obrigar os bancos a respeitar a população e cumprir um papel social”, destaca Paulo Barrocas.

Os banqueiros fazem parte do grupo mais lucrativo do país e não fazem nenhum esforço para mudar a realidade precária dos serviços prestados e das condições de trabalho. “Esse diálogo que vem sendo realizado, entre Sindicato e Procon, é muito importante e vai gerar frutos no processo de fiscalização na cidade. O Procon tem a obrigação de atender às demandas que envolvem denúncias de descumprimento dos direitos do consumidor. Mesmo o Sindicato tendo sua centralidade na categoria bancária, ao se colocar na luta em defesa dos direitos desses trabalhadores, também está defendendo os interesses da população como um todo. Nós sabemos que bancos, sejam particulares ou oficiais, auferem lucros altíssimos todos os anos e, diante disso, temos que buscar garantir bem-estar, saúde do trabalhador e satisfação da população atendida neste setor tão lucrativo”, aponta o Procurador.

Essa foi mais uma tentativa da entidade em cobrar do Procon uma maior fiscalização no setor. No encontro, ficou acordado que o SEEB/VCR formalizará um estudo realizado recentemente para que, com essas informações, o Procon inicie a fiscalização nos bancos.

Comentários

Veja Mais!

“Um aprofundamento da retirada de direitos”

Conversamos com a supervisora Técnica do DIEESE – Bahia, Ana Georgina da Silva Dias, sobre …