Home / Campanha / SEEB/VCR cobra mais contratação de bancários na região

SEEB/VCR cobra mais contratação de bancários na região

Mais bancárias e bancários, menos filas, é o mote da campanha

Na manhã desta terça-feira (16), a diretoria do Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e região promoveu manifestações em frente às agências bancárias para marcar o lançamento da campanha Mais Bancárias e Bancários, Menos Filas. A ação aconteceu no centro de Conquista com falas denunciando a quantidade reduzida de trabalhadoras(es) para atender a demanda, e também incluiu a colagem de cartazes, outdoor e divulgação de spots.

As longas filas para o atendimento nas agências têm revelado o descaso dos bancos com clientes e categoria bancária. Sendo um dos setores mais lucrativos, mesmo durante a crise econômica enfrentada no país, os banqueiros seguem demitindo e fechando agências.

No primeiro semestre deste ano os bancos lucraram R$62 bilhões, uma alta de 53% em relação ao mesmo período de 2020. Na contramão do crescimento da lucratividade, durante a pandemia, 12 mil bancários foram demitidos e 2.080 agências foram fechadas em todo o país. Hoje, 384 municípios não possuem agência, pontos de atendimento presencial ou ao menos um caixa eletrônico, segundo informações do Banco Central (BC).

Na base do SEEB/VCR, nove agências foram fechadas nos últimos quatro anos. Além disso, 355 trabalhadoras e trabalhadores foram demitidos.

Esse cenário tem ocasionado problemas para a população, principalmente para quem vive com baixa renda e não dispõe de acesso à internet, e para as(os) bancárias(os), a realidade tem sido a sobrecarga de trabalho e o aumento de doenças laborais, físicas e psicológicas.

“A população e o poder público precisam tomar conhecimento dos problemas que a categoria tem enfrentado em decorrência da falta de funcionários nas agências bancárias e como isso prejudica tanto trabalhadores quanto clientes. É preciso cobrar dos bancos mais contratações. É inadmissível que o setor mais lucrativo do país não se incomode com as longas filas nas portas das agências, bem como com a quantidade de bancárias e bancários que vêm adoecendo com o trabalho e continue demitindo funcionários mesmo com os constantes recordes de lucratividade dos bancos”, destaca Leonardo Viana, presidente do SEEB/VCR.

Veja Mais!

Sindicato realiza trabalho de base em Dom Basílio, Livramento de Nossa Senhora, Paramirim, Rio de Contas, Barra da Estiva, Brumado, Ituaçu e Tanhaçu

Nesta semana, o Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região promoveu o trabalho …