Home / Campanha Nacional dos Bancários 2018 / Semana de mobilização e negociação

Semana de mobilização e negociação

A campanha nacional dos bancários segue a todo vapor, com uma semana de muita mobilização e rodadas de negociações agendadas com a Federação Nacional dos Bancos, Banco do Nordeste, Caixa e Banco do Brasil.

A semana começa com a ampliação das atividades nas agências. A orientação é que os sindicatos visitem os locais de trabalho, conversem com os trabalhadores e expliquem o que está em jogo na campanha nacional 2018, a primeira após a reforma trabalhista, que atinge 61% da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) dos bancários. O objetivo é mostrar que, caso a categoria não se mobilize, estes direitos podem ser extintos.

As manifestações devem se intensificar ainda mais na quarta-feira, 11 de julho, Dia Nacional de Luta em Defesa da Convenção Coletiva de Trabalho – CCT e pelos direitos. Os sindicatos e trabalhadores devem potencializar as manifestações usando as hashtags #TodosPelosDireitos e #AssinaFenaban nas redes sociais.

Quinta-feira, 12 de julho, será um dia muito importante, pois acontece a segunda rodada de negociação com Fenaban, na sede da entidade em São Paulo, a partir das 10h. No encontro, o Comando Nacional dos Bancários vai cobrar um posicionamento dos bancos sobre a assinatura de um pré-acordo garantindo a ultratividade de CCT até o acerto da próxima, além do estabelecimento de um calendário de negociação da pauta de reivindicações da categoria, entregue no dia 13 de junho.

A expectativa é de que os bancos comecem a negociar, ao contrário do que aconteceu na reunião do dia 28 de junho, quando não deram resposta a nenhuma das pautas apresentadas pelo Comando Nacional.

Pautas específicas

A semana também será de negociação para os funcionários do BNB, Caixa e BB.

O primeiro a negociar será o BNB, que marcou a segunda rodada de negociação para a manha de quinta-feira, 12 de julho. O banco foi o único que já definiu um calendário para o debate da pauta específica do funcionalismo. Os próximos encontros acontecem nos dias nos dias 26 de julho, 13 e 23 de agosto.

Na sexta, dia 13, acontece a primeira rodada de negociação das demandas dos empregados da Caixa e a segunda do pessoal do Banco do Brasil. Na pauta, a assinatura de um pré-acordo sobre a ultratividade do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), além da definição do calendário de reuniões para debater as reivindicações do funcionalismo.

No primeiro encontro, no dia 29 de junho, a direção do BB demonstrou interesse em negociar, o que gerou uma grande expectativa nos empregados, que aguardam propostas para solucionar questões como segurança e saúde do trabalhador; teletrabalho e escritórios digitais; sistema de pontuação por mérito; ampliação do tempo de pagamento da Verba de Caráter Pessoal (VCP) e atualizar a tabela de Pontuação Individual do Participante (PIP) da Previ.

Na Caixa, a expectativa é ainda maior, uma vez que é o primeiro encontro da campanha. Nessa primeira reunião, uma das prioridades da Comissão Executiva dos Empregados será a questão da assinatura do pré-acordo com a garantia de ultratividade. Este será o ponto de partida para discussão de outras questões importantes como Funcef, Saúde Caixa, RH 151e caixa minuto, por exemplo.

Fonte: FEEBASE

Veja Mais!

Bancários manterão luta contra terceirização irrestrita

Por mais de duas décadas, a categoria bancária empreendeu uma luta árdua e constante contra …