Home / Sindicato / Sindicato atua no cancelamento de demissões

Sindicato atua no cancelamento de demissões

Uma das principais frentes de luta do Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região é a defesa dos direitos da categoria. Neste sentido, a diretoria tem atuado para reverter demissões indevidas realizadas pelos bancos.
De janeiro de 2018 até agora, as instituições bancárias promoveram 45 desligamentos na base do SEEB/VCR. O Bradesco lidera, com folga, o número demissões: foram 19 neste período.
Com atuação intensa junto à categoria, o Sindicato já conseguiu reintegrar, desde o ano passado, 11 bancários aos seus postos de trabalho.
Um fato preocupante é que, na maioria dos casos, os trabalhadores demitidos estão com o exame periódico vencido e possuem doenças ocupacionais. Por isso, a diretoria de Saúde do SEEB/VCR promove um trabalho contínuo de atendimento e acompanhamento dos casos, orientando os adoecidos sobre seus direitos. “Os bancos não fazem sua parte para a prevenção das doenças laborais, a exemplo do exame periódico. Esse exame não é uma questão somente para esclarecer se a pessoa está apta ou inapta, mas um momento de prevenir. As instituições também falham ao não promover horários e espaços de ginástica laboral. O resultado que vemos é a categoria cada vez mais adoecida física e psicologicamente. Neste sentido, orientamos como os bancários devem buscar ajuda para a prevenção e tratamento, inclusive com o apoio do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST)”, considera Giovania Souto, diretora de Assuntos de Saúde e Qualidade de Vida do Trabalhador.
Outro importante vetor para o reestabelecimento do emprego é a diretoria Jurídica. Os bancários filiados possuem acesso ao plantão jurídico semanal, onde podem tirar dúvidas e apresentar suas demandas diretamente a um advogado. Através dos escritórios conveniados, o Sindicato tem obtido um bom índice de sucesso nas ações pleiteadas na Justiça.
Este foi o caso da bancária do Bradesco/Brumado, Rita de Cássia Leite, que foi desligada injustamente após quase 32 anos de serviço. “O apoio que o Sindicato ofereceu, tanto da área de Saúde, como no Jurídico, foi primordial para a minha vitória. Até então, eu não tinha conhecimento de nada. Mas, fui muito bem acolhida e orientada, e sem eles eu não teria base e informações para conseguir ser reintegrada”, afirma.
O SEEB/VCR também busca, sempre que possível, resolver as demissões indevidas de forma administrativa e através do contato direto com o banco. Esta semana, dois bancários tiveram as suas demissões canceladas após contato do SEEB/VCR com o setor de Relações Sindicais. “No momento difícil em que o colega é desligado, se sente fragilizado e tem que buscar os seus direitos enquanto trabalhador, passa a enfrentar o banco. Nessa circunstância, o Sindicato busca acolher o bancário dando apoio e orientação para que possa buscar garantir seus direitos. Quando há descumprimento de normas no processo demissional, utilizamos também o canal interno de negociação criado a partir da luta nas Campanhas Nacionais e registradas no Acordo Coletivo de Trabalho, onde procuramos cancelar as demissões de forma mais rápida”, conclui Paulo Barrocas, presidente do SEEB/VCR.

Veja Mais!

Sindicato realiza trabalho de base em Dom Basílio, Livramento de Nossa Senhora, Paramirim, Rio de Contas, Barra da Estiva, Brumado, Ituaçu e Tanhaçu

Nesta semana, o Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região promoveu o trabalho …