Home / Antiga / Sindicato lança Campanha Salarial

Sindicato lança Campanha Salarial

O Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região promoveu nesta quarta-feira (20) o lançamento da Campanha Salarial Nacional dos Bancários. Durante todo o dia, a diretoria do SEEB/VCR percorreu grande parte dos bancos da cidade mobilizando os trabalhadores bancários e conscientizando a população sobre a importância da luta da categoria.
Atualmente, o sistema bancário é um dos setores que mais lucram no país. Os cinco maiores bancos no Brasil (Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Bradesco, Itaú Unibanco e Santander) obtiveram lucro de R$ 13,6 bilhões nos primeiros três meses do ano, um crescimento de 15% em relação a igual período do ano passado. As receitas com prestação de serviços e tarifas também aumentaram, acumulando um lucro de R$ 24,3 bilhões.
Em meio a tanto lucro, população e bancários não têm retorno algum. A categoria está adoecida com a grande demanda de serviços e pressões por metas exorbitantes. Os clientes, vítimas de taxas e tarifas abusivas, são desrespeitados em agências sem infraestrutura adequada ou normas mínimas de segurança e com poucos funcionários para a quantidade usuários. “A segurança é uma questão muito importante dentro dos bancos. Às vezes, estamos ali, sacando um dinheiro, e nos tornamos alvo de bandidos. Sem falar que, mesmo sendo lei, nunca ficamos apenas 15 minutos numa fila”, se indigna o senhor João Carlos, cliente da Caixa Econômica, solidário às reivindicações dos trabalhadores.
Segundo o presidente do Sindicato, Paulo Barrocas, a expectativa é promover um movimento forte e com a participação de toda sociedade. “Esperamos do bancário uma grande mobilização para que possamos alcançar os nossos objetivos. Mas hoje, além de falar sobre a nossa pauta de reivindicações, apresentamos um esquete teatral representando a forma desrespeitosa como os bancos vêm tratando os funcionários e os clientes. Afinal de contas, a luta por melhorias no sistema bancário é de todos. Esperamos que este ano toda a população participe ativamente da conquista de direitos”, conclui.

Veja Mais!

Violência contra mulher é física e social

" Só alcançaremos mudanças sociais com a participação ativa das mulheres "