Home / Banco Itaú / Sindicato promove reuniões com bancários do Itaú no Dia Nacional de Luta

Sindicato promove reuniões com bancários do Itaú no Dia Nacional de Luta

Nesta quarta-feira (15), o Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região realizou reuniões nas agências do Itaú de Conquista para debater os problemas enfrentados pelos funcionários. A mobilização faz parte do Dia Nacional de Luta, que acontece simultaneamente em diversas unidades do país e nas redes sociais.

Na oportunidade, a diretoria discorreu sobre o alto índice de demissões que estão acontecendo por todo país e as dificuldades nas negociações com o banco, o que vem causando preocupação ao movimento sindical.

Somente entre janeiro e setembro, o Itaú lucrou quase R$ 20 bilhões – alta de 50% em relação ao mesmo período do ano passado. Todo este resultado – que se deu durante a pandemia da Covid-19, uma das mais graves crises sanitária e social da história do país – desmonta qualquer justificativa para os desligamentos e fechamento de unidades.

Outra questão que chama a atenção da categoria é a cobrança intensa por metas, muitas vezes inalcançáveis. A pressão por resultados é um dos principais fatores de adoecimento físico e mental entre as bancárias e bancários.

Os funcionários relataram ao Sindicato a dificuldade de encontrar algumas especialidades médicas que atendam pelo plano em Vitória da Conquista. A demanda será levada pela diretoria para discussão com o banco.

Por fim, os diretores ressaltaram a importância dos colegas estarem informados sobre a luta da categoria e utilizarem os canais de denúncia do SEEB/VCR quando perceberem que seus direitos não forem respeitados.

“Nesse dia de mobilização nacional do Itaú, a conversa com a categoria é importante para manter aberto esse canal de diálogo e também mostrar para os colegas que existem meios de combater as cobranças abusivas por metas, o assédio moral e as demissões. O Sindicato é uma arma fundamental que a categoria dispõe para esses enfrentamentos, principalmente à medida que avançam a voracidade e a ganância dos bancos por lucros. Precisamos estar juntos nesses momentos tão delicados para termos resultados positivos nessa luta”, considera Leonardo Viana, presidente do SEEB/VCR.

Veja Mais!

Itaú demite empregados sem pena

Em meio a uma das crises sanitárias mais graves, o Itaú demite. Nos últimos dias, …