Home / Caixa Econômica / Sindicato vence ação de dia descontado pela CEF

Sindicato vence ação de dia descontado pela CEF

O Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região ganhou na justiça, na última sexta-feira (22), a devolução de um dia de trabalho descontado irregularmente pela Caixa Econômica Federal.

Em 28 de abril de 2017, a categoria aderiu aos protestos nacionais contra a terceirização, as reformas trabalhistas e da Previdência do governo Temer. Em retaliação à mobilização a Caixa descontou no salário dos bancários os dias 28 e 29.

Após ação impetrada pelo escritório conveniado ao SEEB/VCR, Higino, Amazonas e Araújo, o colegiado da quarta turma do TRT-BA deliberou pela condenação da empresa a devolver os valores referentes ao sábado, que é considerado dia útil não trabalhado.

A decisão ainda admite recurso e o processo deve seguir para a 3º instância. “Num claro intuito de retaliação aos bancários que aderiram ao movimento, a CEF descontou dos bancários dois dias de trabalho, mesmo com a paralisação tendo sido aprovada em assembleia, por se tratar de uma Greve Geral. O Sindicato está reivindicando a devolução dos valores por ter realizado uma assembleia soberana, em um movimento legítimo, definido por diversas categorias em âmbito nacional. Esperamos que a decisão seja mantida no tribunal em Brasília”, afirma Sarah Sodré, diretora de Assuntos Jurídicos.

Veja Mais!

Saúde Caixa anuncia novo edital para ampliação de rede de prestadores de serviços em 1827 municípios para 2024

O Saúde Caixa, programa de assistência à saúde dos empregados da Caixa Econômica Federal, lançou …