Home / Sindicato / Trabalhadores unidos em defesa das estatais

Trabalhadores unidos em defesa das estatais

Neste dia 5 de julho, trabalhadoras e trabalhadores do setor bancário se mobilizam contra a venda das empresas públicas. A partir da articulação de uma rede de fortalecimento do patrimônio estatal, proposta pelo Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas, essa mobilização tem como objetivo somar forças de diversos setores contra as privatizações.

O governo de Michel Temer tem colocado em prática uma política de desmantelamento do setor público, que inclui a privatização de estatais estratégicas, como a Eletrobrás e a Caixa Econômica Federal. Na CEF, inclusive, os planos de demissão voluntária têm cumprido um papel fundamental no processo de sucateamento do banco público motivador de políticas de desenvolvimento social.

Entretanto, no último dia 27, o ministro do STF Ricardo Lewandowski proibiu o governo de privatizar empresas estatais sem prévia autorização do Congresso. O ministro considerou que, para cada estatal, deve haver uma lei específica, aprovada pelo Legislativo, para vender mais de 50% das ações à iniciativa privada. Para ele, cada estatal precisa de uma lei para ser criada e de outra para ser extinta. Esta decisão ainda precisa ser confirmada pelo plenário do STF, mas tem efeito imediato e trava parcialmente os interesses do Planalto no que se refere à venda de capitais de 57 empresas públicas.

Diante dessa necessidade de fortalecer esse movimento, que já se inicia com uma vitória no STF, foi convocado este dia de luta pelo Comando Nacional dos Bancários. A data foi definida após reunião do Comitê, no último dia 29, com a presença de representantes da CEF, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Embrapa, eletricitários, petroleiros, metroviários de minas, além de representantes de quatro centrais sindicais – CUT, CTB, Intersindical e UGT – e de entidades como Contraf, Fenae, Anabb, Afbnb, Fenag e Aneac. “Nós, bancários de bancos públicos, fazemos parte deste importante instrumento para desenvolvimento econômico e social do nosso país. Por esta razão, precisamos somar forças contra a privatização das nossas estatais. Defender estas empresas é defender toda a sociedade”, ratifica a vice-presidente do Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região, Larissa Couto.

Veja Mais!

Sindicato realiza trabalho de base em Dom Basílio, Livramento de Nossa Senhora, Paramirim, Rio de Contas, Barra da Estiva, Brumado, Ituaçu e Tanhaçu

Nesta semana, o Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região promoveu o trabalho …