Home / Antiga / 2 milhões de trabalhadores morrem ao ano devido funções

2 milhões de trabalhadores morrem ao ano devido funções

Nesta terça-feira (28/4) comemora-se o Dia Mundial da Segurança e da Saúde no Trabalho. Em nível internacional, a data foi instituída pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) e, no Brasil, a Lei nº 11.121/2005 estabeleceu o mesmo dia como o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho. O Brasil ocupa o quarto lugar em relação ao número de mortes, com 2.503 óbitos, perdendo apenas para China (14.924), Estados Unidos (5.764) e Rússia (3.090). Os dados são da OIT, em relatório divulgado em 2014, com informações relativas a 2013, mas que continuam atuais.

O mesmo relatório aponta números estarrecedores: 2 milhões de pessoas morrem a cada ano devido a enfermidades relacionadas com o trabalho; 321 mil pessoas morrem a cada ano como consequência de acidentes de trabalho; 160 milhões de pessoas sofrem de doenças não letais relacionadas com o trabalho; 317 milhões de acidentes laborais não mortais ocorrem a cada ano; a cada 15 segundos há 115 acidentes de trabalho; também a cada 15 segundos, um trabalhador morre de acidente ou doença relacionada com o trabalho.

Em nível nacional, o Piauí ocupa a segunda posição, com cerca de 4 mil acidentes de trabalho registrados em 2013. O segundo lugar ficou com o Estado de São Paulo, com 35 mil acidentes. Considerando, portanto, os números em termos proporcionais, considerada a sua população, a situação do Piauí é crítica.

Fonte: JusBrasil

Veja Mais!

Violência contra mulher é física e social

" Só alcançaremos mudanças sociais com a participação ativa das mulheres "