Home / Antiga / Governo pretende negociar ações da CEF

Governo pretende negociar ações da CEF

Mesmo tendo assumido publicamente o compromisso com os bancários e com toda a sociedade que não haveria privatização, e sim o fortalecimento dos bancos públicos, assim que reeleita a presidente Dilma Roussef tratou de anunciar a abertura de capital da Caixa Econômica. O ganho financeiro com a transação é de cerca de R$ 20 bilhões, valor insignificante diante dos prejuízos à sociedade e bem inferior aos rombos nas verbas públicas, impregnadas por uma corrupção sistêmica.

O banco, que completou 154 anos na última segunda-feira (12), atua em setores como habitação, saneamento básico, infraestrutura, prestação de serviços à população e nas gestões do FGTS, do Programa de Integração Social (PIS) e do Seguro-Desemprego, detém um papel social que assegura o fortalecimento de políticas públicas e é constituído por capital exclusivamente público.

A negociação de ações da CEF na Bolsa de Valores impele ao banco uma nova postura diante das implementações de ações públicas, que deixa de ser prioridade da instituição incorporando totalmente às orientações rentáveis do mercado.

Para a bancária e representante da Federação, Daniele Couto, os prejuízos são muitos. “A abertura do capital da CEF é um retrocesso para os trabalhadores. A Caixa, como banco 100% público, é o banco que mais tem contratado nos últimos anos, chegando à marca de mais de 100 mil empregados, e a política de acionistas costuma passar pela imposição de enxugar os quadros para aumentar os lucros. Não podemos esquecer da importância da Caixa como instrumento regulador de políticas públicas de mercado”, destaca.

A falta de atuação de um banco fortalecido e totalmente público, capaz de participar da concorrência bancária no país, delimitando ações no mercado econômico e intervindo com medidas anticíclicas em períodos de crise, retira do governo a possibilidade de minimizar o papel de exploração das instituições financeiras privadas.

Além disso, o saneamento da empresa anunciado pela presidente resultará em demissões, redução salarial e perda de direitos dos bancários para que a Caixa se torne atraente para os investidores privados.

Manifestação

No próximo dia 20 haverá uma manifestação em toda a Bahia, contra a abertura do capital e demais medidas tomadas pela presidente Dilma. Vista-se de preto e participe da mobilização em Vitória da Conquista e na base territorial.

Veja Mais!

Violência contra mulher é física e social

" Só alcançaremos mudanças sociais com a participação ativa das mulheres "