Home / Antiga / Sindicato realiza palestra no Dia da Consciência Negra

Sindicato realiza palestra no Dia da Consciência Negra

Negros continuam sendo minoria no quadro de funcionários das agências bancárias de todo o país. De acordo com dados do II Censo da Diversidade, realizado neste ano, apenas 24,7% dos entrevistados se autodeclararam negros.

A boa notícia é que, dentro desse percentual, o número de negros com curso superior e outras especializações subiu de 59% para 74,5%. Mas, ainda assim, não há muito que comemorar, já que o acesso aos cargos públicos ainda é dificultado, por razões sociais e econômicas.

Numa mobilização pelo Dia Nacional da Consciência Negra, no próximo dia 20, será realizada uma palestra com o historiador e coordenador do Núcleo de Promoção da Igualdade Racial de Vitória da Conquista, Uelber Barbosa, na sede do Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região.

Serão discutidos temas ligados à história do movimento negro, racismo e a implantação das cotas raciais em concursos públicos. “Para falar das cotas nos concursos é preciso explicar o que elas são, como vão se processar, por que existe a necessidade dessa política afirmativa e, também, o que é o racismo e como ele se processou na sociedade brasileira. Vamos debater isso tudo durante a palestra”, afirma Uelber.

De acordo com Risete Gois, diretora de Assuntos de Raça e Etnia do SEEB/VCR, são temas que precisam ser discutidos pela categoria. “Percebemos no dia-a-dia como ainda há discriminação nas agências. Poucos negros chegam aos postos de trabalho, sobretudo nos bancos, é muito difícil vê-los ascender em suas carreiras. Convidamos a todos os colegas e a sociedade para participarem deste evento, pois o nosso intuito é conscientizar e reforçar a importância da igualdade dentro e fora das agências bancárias”, ressalta a diretora.

A palestra será aberta ao público geral. O evento começa às 19h na sede do Sindicato, que está localizada na Rua Dois de Julho, 122 – Centro.

Veja Mais!

Violência contra mulher é física e social

" Só alcançaremos mudanças sociais com a participação ativa das mulheres "