Home / Sindicato / Jurídico / Alerta: Advogados assediam bancários para ingressar com processos já realizados pelo Sindicato

Alerta: Advogados assediam bancários para ingressar com processos já realizados pelo Sindicato

Bancárias e bancários das agências da Caixa Econômica Federal de Brumado e Livramento, denunciaram para o Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região, que alguns advogados estão passando nos bancos citados tentando convencer a categoria a entrarem com processos individuais contra a CEF, mesmo para aqueles bancários que já são beneficiados com as ações coletivas feitas pelo SEEB/VCR.

Para convencer os bancários a entrar com ações individuais, o advogado que não é conveniado ao Sindicato, alega que as ações do SEEB/VCR contra a CEF são demoradas e com baixa chance de ganho por serem ações coletivas. Entretanto, essas informações são falsas, pois segundo o advogado Bruno Amazonas, do escritório conveniado Higino & Amazonas, uma ação coletiva tem o mesmo tempo de demora que uma ação individual.

O advogado Bruno também acrescenta que: “As duas ações, ingressadas pelo sindicato a favor dos bancários, já tiveram provimento nas duas primeiras instâncias e estão a espera do julgamento no TST. Além disso, como a ação da SEEB/VCR é do ano de 2015, ela irá retroagir de 2010 até a data do julgamento, enquanto uma ação individual hoje só irá retroagir até 2017.”

A diretora de Assuntos Jurídicos, Sarah Sodré, alerta: “É importante que os bancários fiquem atentos com esse tipo de abordagem para não serem enganados. O Sindicato possui três escritórios conveniados preparados para atender a categoria tanto nas ações individuais quanto coletivas. O nosso papel é exclusivamente na defesa do trabalhador.”- A diretora também acrescenta – “No SEEB/VCR há plantões jurídicos duas vezes por semana e os filiados podem contar com o apoio dos escritórios: Higino e Amazonas Advogados Associados; Brito, Ávila Advogados Associados; Amaral, Cardoso e Reis Sociedade Advogados; Paulo de Tarso Advogados Associados.  Atualmente, estes escritórios juntos acompanham mais de 400 ações e, desde 2020 até a data atual, eles conseguiram recuperar em ações judiciais cerca de R$6.393.405,85. Isso demonstra a competência e a preocupação do Sindicato em relação a garantia do direito bancário.”

Vantagens de entrar na ação coletiva:

Não paga honorários e nem calculista;

O processo pelo sindicato já está esperando o julgamento de um recurso em Brasília;

Todos os bancários que pertenceram, pertencem ou vierem pertencer a base, tem direito a participar da execução;

Como a ação é do Sindicato, o nome de todos os bancários que estão participando da ação ficam em sigilo;

Veja Mais!

Sindicato realiza trabalho de base em Dom Basílio, Livramento de Nossa Senhora, Paramirim, Rio de Contas, Barra da Estiva, Brumado, Ituaçu e Tanhaçu

Nesta semana, o Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região promoveu o trabalho …