Home / Sindicato / Bancários de Conquista e região aprovam minuta de reivindicação da Campanha Nacional 2020

Bancários de Conquista e região aprovam minuta de reivindicação da Campanha Nacional 2020

A categoria bancária de Vitória da Conquista e região aprovou, em assembleia promovida na plataforma digital do Sindicato, as minutas com as reivindicações gerais e específicas que serão entregues à Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) durante a Campanha Nacional 2020.

Para garantir a lisura do processo, os dados informados pelos participantes serão analisados a partir de quarta-feira (22) para a validação dos votos.

Entre os pontos principais está a proposta de reajuste de inflação mais 5% de aumento real nos salários e todas as cláusulas econômicas.

A minuta também possui uma cláusula para regular o trabalho home office, de forma que esta modalidade de trabalho não pode ser imposta pelo banco, além de estabelecer, entre outras coisas, que os custos do teletrabalho sejam arcados pelos empregadores, assim como o fornecimento dos equipamentos de trabalho e ergonômicos. A cláusula também proíbe que sejam retirados direitos dos trabalhadores que cumprirem suas funções em suas casas, à exceção do vale-transporte/combustível, que deve ser fornecido com valor proporcional aos dias de comparecimento do trabalhador no banco, definindo que estes tenham de realizar suas atividades no próprio local de trabalho, pelo menos, uma vez por semana.

Outra proposição da categoria é que seja feita a atualização da cláusula que trata sobre o estabelecimento e a cobrança de metas pelos bancos.

As demais cláusulas presentes na atual Convenção Coletiva de Trabalho foram mantidas na minuta de reivindicações, que prevê a validade de um ano.

“A aprovação da proposta de minuta da nossa Campanha Salarial, com uma participação expressiva da categoria, é um passo importantíssimo para iniciar a negociação com os bancos, ainda mais nesse momento de pandemia, em que vamos tratar das novidades do home office para a categoria. É um grande desafio tratar de todos os problemas que o atual contexto nos impõe para esta campanha, mas vamos buscar mobilizar a categoria para que todos e todas participem e ajudem a pressionar os bancos para que possamos manter os nossos direitos conquistados e avançar nas questões financeiras”, afirma Leonardo Viana, presidente do SEEB/VCR.

Veja Mais!

Sindicato realiza trabalho de base em Dom Basílio, Livramento de Nossa Senhora, Paramirim, Rio de Contas, Barra da Estiva, Brumado, Ituaçu e Tanhaçu

Nesta semana, o Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região promoveu o trabalho …