Home / Banco do Nordeste / Criada Frente Parlamentar Nordestina para defender banco público

Criada Frente Parlamentar Nordestina para defender banco público

Em audiência pública realizada na última sexta, 5, na Assembleia Legislativa do Ceará, foi criada a Frente Parlamentar Nordestina em Defesa do BNB com o objetivo de articular politicamente a defesa do Banco como principal agente de desenvolvimento da região. Além dos parlamentares cearenses, o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT), os presidentes das Assembleias Legislativas do Piauí, Maranhão, Sergipe, Paraíba e Bahia, diversos deputados federais e vereadores do campo progressista, além de representantes da Contraf-CUT, Fetrafi/NE, Sindicato dos Bancários de diversos estados com BNB na base, Fenae, CUT, CTB e AFBNB, entre outras entidades da sociedade civil organizada participaram do lançamento.

O diretor da Fenae, Marcos Saraiva, que representou a entidade no evento, defendeu a unidade no processo de defesa do BNB como banco público. “A luta em defesa do Banco do Nordeste é de todo o movimento sindical, de toda a nossa região, de todo o povo nordestino. Todas as instituições públicas estão sob ataque e precisamos nos unir para defendermos o patrimônio do povo brasileiro”, afirmou.

Durante a audiência, comandada pelo presidente da AL/CE, José Sarto (PDT), os parlamentares destacaram o papel decisivo do Banco do Nordeste para o desenvolvimento da região e da importância de levar o debate até as instâncias federais para manter o Banco forte e público. O deputado estadual Daniel Oliveira (MDB) informou que já há uma agenda marcada nesta semana com o ministro da Casa Civil, Onix Lorenzoni, para debater a defesa do BNB e destacou a importância de todo o Nordeste se unir em torno dessa causa.

O discurso da união também foi ressaltado pelo presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino (PSB). Segundo ele, o Brasil tem uma dívida enorme com o Nordeste e ela tem de ser paga. “Exigir que o governo federal respeite o BNB é justiça social, pois ele distribui qualidade de vida, políticas públicas e desenvolvimento. Defender o BNB é defender o Nordeste”.

O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, ressaltou que “o BNB é muito mais do que uma instituição de crédito ou um banco regional. Ele é uma instituição de produção de capital humano e de organização do pensamento estratégico nordestino”. Ele completa que vai articular junto a Frente Nacional de Prefeitos o apoio à luta em defesa do BNB.

O presidente do Sindicato dos Bancários do Ceará, Carlos Eduardo, destacou que o movimento sindical está unido na luta em defesa do Banco. “Os cinco maiores bancos desse país lucraram juntos mais de R$ 70 bi em um ano. O BNB, em um ano, trouxe para a nossa região R$ 43 bi. Se de um lado, os maiores bancos desse país estão acumulando lucros, do outro nós temos o BNB, com crédito mais barato e trazendo dignidade e autonomia”, concluiu.

 

Fonte: Fenae

Veja Mais!

AFBNB reivindica reversão de medidas que causam danos aos trabalhadores

A AFBNB encaminhou ofícios ao Banco nos quais faz contraponto e reivindica a reversão de …