Home / Realidade Bancária / Saúde / Depressão pode tornar o trabalho insuportável

Depressão pode tornar o trabalho insuportável

A depressão, considerada a segunda maior causa de incapacidade permanente do mundo, ganha destaque como motivo para aposentadoria por invalidez. No Brasil, cerca de 15% da população enfrenta o transtorno ao longo da vida e a pressão no trabalho pode ser o gatilho.

Para muitos, trabalhar enquanto deprimido é um fardo insustentável. A depressão grave pode deixar o indivíduo incapaz de realizar qualquer atividade, carregando o peso emocional de um piano do qual não consegue se livrar. O impacto não se limita ao sofrimento pessoal. Estende-se aos colegas de trabalho, resultando em erros, atrasos e até acidentes devido à comprometida cognição.

A doença afeta a memória, atenção, criatividade e tomada de decisões, apontam especialistas. Trabalhadores informais enfrentam desafios adicionais, pois, ao necessitarem de afastamento ou aposentadoria, muitas vezes não têm acesso, o que aumenta o sofrimento psíquico.

A concessão de aposentadoria por incapacidade permanente inicia-se com o paciente, que após tentativas frustradas de tratamento, pode solicitar o benefício. Documentação detalhada, como laudos médicos, receitas e exames, é necessária para comprovar a incapacidade.

Esta realidade destaca a importância de abordar a saúde mental no ambiente de trabalho e implementar medidas de apoio, evitando que a pressão laboral resulte em consequências devastadoras aos trabalhadores.

Fonte: SBBA.

Veja Mais!

Pelo fim do preconceito relacionado ao adoecimento mental

Janeiro é conhecido como o mês da renovação. Após as celebrações de fim de ano, …