Home / Direitos Humanos / Diretoras do SEEB/VCR participam do 1º simpósio “O SUS e a saúde das mulheres”

Diretoras do SEEB/VCR participam do 1º simpósio “O SUS e a saúde das mulheres”

 

Aconteceu na manhã de hoje (30), no auditório da OAB Conquista, o 1º simpósio: “O SUS e a saúde das mulheres – Situação e prevenção à mortalidade materno infantil no Sudoeste baiano”. O evento, realizado pelo Fórum de Mulheres de Vitória da Conquista, ocorreu das 8 h às 12 h e teve 4 temas abordados: O sistema SUS e a atenção à saúde reprodutiva das mulheres; Estrutura e funcionamento da atenção à saúde reprodutiva das mulheres, do pré-natal ao pós parto;  A saúde reprodutiva das mulheres e a interseccionalidade de classe, gênero, raça/etnia; Situação e prevenção da mortalidade e mortandade materno infantil em Vitória da Conquista e no Sudoeste.

As diretoras do SEEB/VCR, Giovania Souto e Sarah Sodré, participaram da atividade. A vice-presidente do Sindicato, Sarah Sodré, reforça a importância da classe trabalhadora cobrar melhores condições para o SUS: “Toda a sociedade tem uma grande responsabilidade com o SUS e com a saúde da mulher. Dados mostram que nos últimos dois anos a estrutura da rede básica de saúde não esteve adequada, e tem se deteriorado pela falta de investimentos dos governos da região. O aumento da mortalidade e mortandade infantil e materno é o reflexo dessa falta de cuidado com a saúde pública, especialmente a saúde das mulheres.”

Viviane Sampaio, vereadora componente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Vitória da Conquista, ressalta a necessidade de se reestruturar a assistência médica em nossa região: “No dia 28 de maio se comemora o Dia Mundial da Saúde da Mulher e, principalmente, no combate a mortalidade e mortandade materno infantil. Considerando os dados da região de 2022, onde houve um aumento no número de mortalidade infantil, principalmente neonatais por causas evitáveis, nós analisamos e percebemos que isso é um reflexo da desestruturação da rede de saúde, principalmente a rede básica. A saúde da mulher importa, pois é um ciclo que vai desde a adolescência até a 3º idade. Para resolver essa demanda, é necessário que primeiro lugar, seja feita a reestruturação da atenção básica, com a ampliação da cobertura da estratégia de saúde da família para todas as redes de saúde de Vitória da Conquista, já que hoje temos uma baixa cobertura. Também é preciso a reestruturação dessas equipes, com profissionais médicos e programas de planejamento familiar, desde a adolescência e com oferta de métodos anticonceptivos, além de fazer atividades nas escolas, pois hoje temos um grande número de adolescência grávidas.”

Veja Mais!

Sindicato realiza trabalho de base em Dom Basílio, Livramento de Nossa Senhora, Paramirim, Rio de Contas, Barra da Estiva, Brumado, Ituaçu e Tanhaçu

Nesta semana, o Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região promoveu o trabalho …