Home / Raça e Etnia / “É perverso dizer que escravidão beneficiou negros”, diz emocionada Benedita da Silva sobre presidente da Fundação Palmares

“É perverso dizer que escravidão beneficiou negros”, diz emocionada Benedita da Silva sobre presidente da Fundação Palmares

A deputada federal Benedita da Silva (PT-RJ) discursou nesta quarta-feira (27) em plenário contra a nomeação de Sérgio Nascimento Camargo como presidente da Fundação Palmares, entidade criada para defender e fomentar a cultura e manifestações afro-brasileiras. Mesmo sendo negro, o novo presidente do órgão é abertamente racista e costumeiramente ataca personalidades e questões que são importantes para o movimento negro.

“Eu não entendo como ele pode dizer que a escravidão beneficiou a população negra. Isso é um deboche e isto é perverso. Colocar uma pessoa que não tem qualidade, que não conhece a realidade da história do Brasil”, disse a deputada, que  esperou até às 23h para discursar sobre a nomeação de Sergio Camargo.

“Nós já estamos pedindo a população negra, que está com abaixo assinado, nós não queremos esse secretário e também não queremos esse diretor da Fundação Cultural Palmares”, continuou.

Camargo é contra o dia da Consciência Negra, já disse que a atriz Taís Araújo deve voltar para a África e afirmou que a escravidão foi boa porque negros viveriam em condições melhores no Brasil do que no continente africano. “Merece estátua, medalha e retrato em cédula o primeiro branco que meter um preto militante na cadeia por crime de racismo”, escreveu o novo presidente da Fundação Palmares.

 

Fonte: Revista Fórum

Veja Mais!

Brancos recebem 61,4% a mais do que negros por hora de trabalho no Brasil

Desigualdade cai de maneira lenta ao longo da série histórica, diz IBGE Brancos receberam em …