Home / Antiga / Fala, bancário: Dia Internacional da Mulher

Fala, bancário: Dia Internacional da Mulher

""

Valéria de Lima Porto
CEF/ Vitória da Conquista

Temos uma história de luta, pois nos era reservado apenas o papel de coadjuvante na sociedade e fomos em busca do papel principal. Mas, o princípio de direitos iguais da Constituição ainda não nos é conferido na íntegra, uma vez que nos vemos nos mesmos cargos que os homens e ainda somos menos remuneradas. A sociedade, em boa parte, ainda desprestigia nossas habilidades. Por isso, vamos a cada dia transpondo barreiras e lutando para consolidar nosso protagonismo na sociedade.

""

Marinalva Oliveira
Bradesco/Maximiliano Fernandes

O papel da mulher vem crescendo na sociedade brasileira a cada dia. Avanços como o direito de votar no passado, e o combate à violência com a Lei Maria da Penha são exemplos de conquistas importantes. Ela deixou de ser somente dona de casa para ocupar cargos antes apenas ocupados por homens, como cargos políticos. Porém, apesar de todas essas conquistas, é preciso lutar contra a cultura machista que é predominante.

""

Hélia dos Santos Silva
BB/Jacaraci

A Constituição garante que somos iguais perante a lei, mas isso está longe de se concretizar na prática. Muitos direitos foram conquistados, porém, nossa jornada hoje é tripla: casa, trabalho e estudos. Estamos sobrecarregadas. O Dia Internacional da Mulher não deve ser apenas voltado para comemorações, mas deve ser um momento de reflexão, de debate, de busca de soluções dos grandes problemas que ainda temos pela frente.

""

Nilsana Rocha
CEF/Barra do Choça

É inquestionável que desde o direito ao voto até a atual Lei do Feminicídio ocorreram diversas vitórias contra o machismo e patriarcardo, porém, ainda existe um longo caminho a se percorrer até a igualdade nas relações pessoais e no ambiente de trabalho. Procura-se uma mudança nos modelos tradicionais de família, com muitas mulheres em jornadas duplas ou triplas de trabalho, resultando em sua completa exaustão e retirando do homem estas responsabilidades atribuídas ao feminino pela sociedade.

Veja Mais!

Violência contra mulher é física e social

" Só alcançaremos mudanças sociais com a participação ativa das mulheres "