Home / Banco do Nordeste / Funcionários concluem a apresentação da pauta no BNB

Funcionários concluem a apresentação da pauta no BNB

Foi bastante produtiva a segunda rodada de negociação específica no Banco do Nordeste (BNB). Na reunião, realizada na tarde desta sexta-feira (14/8), a Comissão Nacional dos Funcionários (CNFBNB) apresentou as demandas relacionadas à saúde e Previdência (artigos 12, 44 a 60) e as questões de natureza econômica e social (artigos 4, 38 a 43), finalizando assim, a exposição da pauta de reivindicações do funcionalismo.

O BNB prometeu responder sobre as demandas apresentadas na reunião marcada para a próxima quarta-feira, 19 de agosto.

Na reunião, foram discutidas também outras questões, como o problema do vale transporte das unidades que foram afetadas pela suspensão do transporte público em decorrência da pandemia. O banco e as entidades sindicais estão discutindo uma solução para questão, mas ainda há pendências.

A CNFBNB lamentou a perda de funções durante a pandemia e cobrou da empresa a implementação de processos com critérios claros e objetivos, para garantir que o bancário saiba como será avaliado. Os funcionários questionaram também a veracidade das informações sobre a existência de um novo Programa de Incentivo ao Desligamento (PID). O banco disse que ainda está em avaliação, um estudo proposto com vários cenários, junto ao SEST, mas ainda sem finalização.

Os representantes dos funcionários pediram informações ainda sobre a implementação do calendário de retorno ao trabalho presencial, já divulgado pelo BNB. O banco frisou que não se trata de calendário fixo e igual para todos, que orientou aos gestores que tenham sensibilidade para compreender a situação de cada unidade, não só as de natureza legal, a partir das determinações dos Estados e municípios sobre o funcionamento, mas também dos funcionários, considerando as situações diferenciadas como, por exemplo, ser ou ter membro da família em grupo de risco, estudando caso a caso. As entidades representativas deverão acompanhar e interceder, inclusive junto a direção do BNB, caso necessário.

Na avaliação do diretor da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe, Waldenir Britto, “é necessário garantir a ultratividade, dialogar com o banco, sobre cada ponto da minuta, reforçando a importância e a defesa dos direitos. O funcionalismo sempre deu resposta positiva em todos os momentos, mesmo nos de crise, como esse que vivemos. O banco precisa reconhecer esse esforço coletivo e isso precisa se materializar no acordo a ser assinado”,

O BNB foi representado na reunião pelo diretor Administrativo, Haroldo Maia e o Superintendência de Desenvolvimento Humano, Marcos Marinelli. O diretor da Federação Waldenir Britto e o diretor do Sindicato de Sergipe João Wellington representaram os bancários da base no encontro, que contou também com dirigentes dos sindicatos de Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí e da Federação do Centro-Norte.

Fonte: FEEB/BaSe

Veja Mais!

AFBNB reivindica reversão de medidas que causam danos aos trabalhadores

A AFBNB encaminhou ofícios ao Banco nos quais faz contraponto e reivindica a reversão de …