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No BNB, negociação termina sem avanços

Em mais uma rodada de negociação com o Banco do Nordeste, o Comando Nacional dos Bancários apresentou as reivindicações referentes à saúde e a Previdência. Mas, a direção da empresa mostrou pouca disposição em discutir e a reunião, realizada na sexta-feira (29/08), terminou sem avanços.

Embora a negociação tenha ficado emperrada nos quesitos sobre Camed e Capef, anteriormente, a direção do BNB sinalizou positivamente, se comprometendo a analisar as propostas e apresentar uma resposta até esta sexta-feira (05/08), quando acontece uma nova rodada.

Na última discussão, os trabalhadores abordaram a necessidade de aporte de recursos para a Capef (Caixa de Previdência dos Funcionários do BNB) e da revisão dos planos de benefícios (BD e CV-1). A intenção é minimizar deficiências que impedem os funcionários mais antigos de se desligar do banco após a aposentadoria pelo INSS.

Mas, a direção da empresa disse que algumas decisões precisam de autorização da Previc (Superintendência Nacional de Previdência Complementar) e que é necessário um debate mais aprofundado sobre o tema, fora da mesa de negociação sobre a campanha salarial. Garantiu ainda levar o debate posteriormente para a mesa permanente. Quanto à democratização da Capef, também informou que seria avaliada em uma discussão posterior.

Com relação à Camed, o Comando Nacional solicitou melhorias no atendimento e no credenciamento, mas o BNB se limitou a dizer que, em linhas gerais, os funcionários são bem atendidos e que até os maiores planos de saúde enfrentam problemas de credenciamento. Sobre o reajuste do plano, afirmou que os custos dos insumos e dos remédios estão muito altos e precisam ser atualizados com o mercado e que estuda uma forma de reajustar sem onerar demais os funcionários.

Os representantes dos trabalhadores a criação de um Conselho de Usuários da Camed e a empresa se limitou a dizer que analisa isso para o futuro. Outro assunto abordado foram os exames médicos. O Comando Nacional solicitou que a campanha de vacinação oferecida pelo banco abrangesse funcionários aposentados, dependentes e dirigentes sindicais. A direção do banco informou que a campanha já assiste todos os funcionários e, em alguns casos, familiares, mas negou a ampliação para aposentados.

Fonte: SBBA.

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