Home / Movimento Sindical / Profissionais da Enfermagem de Conquista reivindicaram o pagamento do piso salarial nesta terça (14)

Profissionais da Enfermagem de Conquista reivindicaram o pagamento do piso salarial nesta terça (14)

Nesta terça-feira (14), os profissionais da Enfermagem de Vitória da Conquista realizaram uma passeata reivindicando o pagamento do piso salarial da categoria. Os trabalhadores percorreram diversas ruas da cidade, utilizando carro de som, cartazes e faixas, com o objetivo de esclarecer a população sobre a possibilidade de greve, além de cobrar os empresários da saúde privada.

O ato faz parte de uma mobilização nacional, que ocorreu simultaneamente em diversas cidades do país, inclusive com paralisação das atividades.

Em julho de 2022, o piso salarial da enfermagem foi aprovado pelo Congresso Nacional. Contudo, em setembro do mesmo ano, o ministro do Supremo Tribunal Federal, Luiz Alberto Barroso, expediu uma liminar suspendendo temporariamente o pagamento para a categoria alegando não conhecer as fontes de custeio para o pagamento.

Os profissionais da Enfermagem denunciam que grande parte da categoria está acometida por doenças físicas, psicológicas e transtornos mentais, devido a uma jornada degradante e exposição ao estresse constante, especialmente nesta pandemia do coronavírus.

O movimento sindical que compõe o Fórum Nacional da Enfermagem deliberou que, se o piso salarial não for pago até o dia 10 de março, a Enfermagem brasileira entrará em greve.

“O piso salarial é a nossa bandeira. No ano passado, nós chegamos a ganhar a disputa política, mas, atendendo aos interesses do capital da Saúde, o ministro Barroso suspendeu o nosso piso por tempo indeterminado. Já é Lei e as fonte de custeio existem. Por isso a categoria deliberou por essa manifestação, que é também um aviso: dia 10 de março, se o piso não estiver na conta, é greve nacional da enfermagem”, afirma Fabricio Santana Lacerda, diretor Regional do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado da Bahia.

A manifestação contou com o apoio do Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região.

Veja Mais!

Contra os ataques de Milei, trabalhadores brasileiros manifestam solidariedade aos argentinos

Na avaliação do movimento sindical brasileiro, greve geral na Argentina definirá não apenas o futuro …