Home / Banco Santander / SEEB/VCR mobiliza funcionários do Santander

SEEB/VCR mobiliza funcionários do Santander

Cumprindo a agenda do calendário de mobilização contra os ataques que o Santander vem realizando, a diretoria do Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região se reuniu na manhã de hoje (26), com os funcionários da agência do Bairro Brasil para debaterem as mudanças que vêm ocorrendo na instituição. Entre as pautas mais importantes estão: a ampliação do horário de atendimento, a importância de mais contratações e o desrespeito à categoria.

Na ocasião, os bancários manifestam sua insatisfação com as mudanças e metas que vêm sendo impostas diariamente pelo banco.

Os bancos são as empresas que mais lucram anualmente em todo o país e os funcionários são os que mais adoecem por cobranças de metas abusivas, sobrecarga de trabalho, acúmulo de função e direitos violados.

A cada mês, bancos privados impõem regras e metas que vem prejudicando a classe trabalhadora. Na segunda-feira (18), o Santander iniciou o processo de ampliação do atendimento, passando a funcionar de 9h às 17h, sem negociar com os representantes da categoria e sem aumentar o quadro de funcionários.

E esse problema não é novo. Na última sexta-feira (22), o Santander foi condenado pelo Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (Distrito Federal e Tocantins) a pagar R$ 275 milhões por assédio moral e metas abusivas, por conta de uma ação realizada no ano de 2014, em que dois empregados do Santander se afastaram do trabalho por doença mental reconhecida pelo INSS como decorrente do trabalho, praticamente um quadro epidêmico.

Através da fiscalização do trabalho, foi comprovado o assédio moral com metas abusivas, afixação de ranking dos funcionários nas paredes, cobranças intensas, feitas pessoalmente, por e-mail, whatsapp, SMS e telefonemas. Foram descritos em parecer psicológico intenso sofrimento e estresse ocasionado pelas práticas do banco de impor metas excessivas, majorá-las constantemente e cobrar o cumprimento diariamente (até 3 vezes por dia, em alguns casos), sob constante ameaça de demissão. Num só mês, o aumento da meta foi de 300%.

O Sindicato repudia veemente esse tipo de comportamento realizado pelos bancos e realizará manifestação em frente ao banco nesta terça-feira (27). “Gostaria de convidar a todos a participarem da nossa manifestação que acontece amanhã, na porta da agência central, aqui em Vitória da Conquista. Vamos denunciar para a sociedade a precarização das condições de trabalho dos seus funcionários e a cobrança por mais contratações, ao invés de simplesmente alterar o horário de funcionamento, que não funciona para uma categoria que já vem adoecida, fruto da jornada exaustiva de trabalho que já existe”, pontua o presidente do SEEB/VCR, Leonardo Viana.

 

Manifestação

Data: 27/07/2022

Horário: a partir das 10h

Local: Santander – Praça Estevão Santos, 180 – Centro, Vitória da Conquista.

 

Veja Mais!

Presidente do Santander prioriza consumo em detrimento do atendimento bancário

As declarações dadas em entrevista ao jornal Valor Econômico, nesta segunda-feira (5), pelo presidente do …