Home / Vitória da Conquista / SEEB/VCR presta solidariedade à luta dos trabalhadores dos Correios

SEEB/VCR presta solidariedade à luta dos trabalhadores dos Correios

O dia de luta em defesa dos Correios aconteceu hoje (13) em diversas cidades do país

 

O governo de Jair Bolsonaro tem colocado em prática o projeto de Paulo Guedes que pretende entregar o patrimônio do povo brasileiro a preço de banana para o setor privado. A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos do Brasil, com uma trajetória de 358 anos de serviços prestados e que exerce um papel importante político, econômico e social para milhões de brasileiras e brasileiros.

Para justificar a venda da estatal tem sido dito que a empresa custa caro para o contribuinte, mais uma mentira deste governo, já que os Correios são totalmente autossustentáveis. Segundo Carlos Alberto Moreira, o lucro obtido é capaz de custear serviços gratuitos. “Hoje os Correios contribuem com R$6 bilhões para fomentar a entrega de correspondência em todo o país. Se a empresa for vendida quem vai custear esse serviço será a própria população. Por isso, esta é uma luta que deve ser de todos nós”, aponta Carlos.

A maioria da população não sabe que os Correios são responsáveis pela distribuição dos livros pelo MEC, pela operação logística para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e pela distribuição das urnas durante todos os níveis de eleições municipais e gerais em todo o Brasil. O governo tem apostado na difamação do serviço prestado e esconde o verdadeiro papel da empresa.

Os Correios também cumprem um papel de fortalecer as campanhas do Ministério da Saúde e realizam a entrega de remédios, vacinas e demais insumos utilizados em vários postos de saúde. Além disso, desempenha um papel singular para a prevenção contra doenças, nas campanhas do leite materno e no tratamento e combate a doenças através da distribuição de folhetos, cartazes e o importante apoio logístico.

“Temos um cenário no Brasil onde se fala de baratear e melhorar os serviços a partir das privatizações, mas nenhuma experiência anterior nos proporcionou isso. Não muito distante tivemos a promessa em torno da privatização dos aeroportos, onde anunciaram que cobrar taxas sobre as bagagens iria baratear as passagens e isso não aconteceu. Hoje só os Correios entregam nos pequenos municípios de difícil acesso em nosso país, nenhuma outra empresa presta esse serviço. O que está em jogo hoje é todo um sistema de integração nacional”, destaca Leonardo Viana, presidente do Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região.

Defender a manutenção dos Correios é defender uma empresa que deve ao seu povo e ao seu país, diferente do setor privado que coloca em primeiro lugar o lucro.

Veja Mais!

Neojiba e Conservatório Municipal de Conquista abrem vagas para crianças e adolescentes

Se você quer ser um integrante do NEOJIBA em 2023, a hora é agora! As …