Home / Movimento Sindical / Sindicato cobra vacinação ao Ministério da Economia

Sindicato cobra vacinação ao Ministério da Economia

A luta pela vacinação dos trabalhadores dos bancos segue a todo vapor. Dando seguimento á agenda de reuniões em Brasília, nesta terça-feira (15/6), os dirigentes da Federação dos Bancários e dos sindicatos da Bahia e Sergipe tiveram uma reunião com o governo federal para discutir a inclusão da categoria no Plano Nacional de Imunização (PNI).

No Ministério da Economia, foram recebidos pelo secretário do Trabalho, Bruno Dalcolmo, o diretor de Programa Airton Bezerra, e o secretário Especial Adjunto de Previdência e Trabalho, Adler Anaximandro. O diretor de Relações Sindicais da Fenaban, Adauto Duarte, também participou do encontro.

Na audiência, a presidenta do Sindicato de Sergipe, Ivânia Pereira, e os presidentes do Sindicato da Bahia, Augusto Vasconcelos, e da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe, Hermelino Neto, pleitearam a vacinação contra covid-19, enfatizando a contribuição decisiva destes trabalhadores para minimizar os efeitos da pandemia do coronavírus na economia do país. Foi a categoria que continuou trabalhando, para garantir o pagamento do auxílio emergencial, bolsa família, salários e aposentadorias.

Os dirigentes sindicais reforçaram os argumentos epidemiológicos para o pedido, ressaltando o aumento de casos graves e as condições que tornam as agências bancárias grandes polos de risco para disseminação da covid-19. Argumentaram ainda que vacinar os bancários, é uma forma de proteger toda da sociedade, já que eles atendem milhares de pessoas todos os dias.

Os bancários falaram ainda da preocupação com o aumento da aglomeração nas agências que pode ocorrer nas próximas semanas, com a volta da exigência de prova de vida pelo INSS.

O secretário Especial Adjunto de Previdência e Trabalho, Adler Anaximandro, respondeu que 60% dos aposentados e pensionistas já fizeram prova de vida, faltando apenas 40%. Disse ainda que, em diálogo com os bancos, o Ministério planejou um escalonamento com um calendário pensado para minimizar essa aglomeração.

Os dirigentes da Federação e dos sindicatos seguem em Brasília em busca de apoio para a vacinação dos bancários. Nesta terça-feira terão também reuniões no Congresso Nacional.

A agenda segue na quarta-feira (16), com uma reunião com técnicos do Ministério da Saúde para debater o tema. Este é um desdobramento da audiência da ultima sexta-feira (11), com o ministro Marcelo Queiroga.

Fonte: FEEB/BA-SE.

 

Veja Mais!

Contra os ataques de Milei, trabalhadores brasileiros manifestam solidariedade aos argentinos

Na avaliação do movimento sindical brasileiro, greve geral na Argentina definirá não apenas o futuro …