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Vitória: Após pressão do Sindicato, Bradesco orienta pelo atendimento presencial

No fim de abril, o Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região iniciou uma campanha pública, alertando a população dos municípios de sua base territorial sobre o direito de receber atendimento presencial nas agências e indicando os locais de denúncia.

Em menos de um mês após a campanha, os funcionários do Bradesco receberam um e-mail informado em destaque com a orientação que não pode haver restrições para que os clientes utilizem o atendimento convencional nos Guichês de Caixa.

Isso demonstra que a campanha foi efetiva em instruir bancários e clientes sobre os direitos de serem atendidos por funcionários nas agências bancárias. Agora, a luta é pela contratação de mais bancários e bancárias para conseguir suprir toda a demanda necessária nas agências e nos postos de atendimento.

Leonardo Viana, presidente do SEEB/VCR, faz uma análise sobre o impacto da ação:  “A campanha apresentou um desdobramento muito positivo a ponto de fazer o banco reconhecer a cobrança pela execução das práticas abusivas de forçar o cliente de buscar atendimento fora das agências ao apresentar um comunicado interno orientando os seus funcionários a não restringirem o atendimento presencial nas agências. Essa atitude tomada pelo Bradesco mostra como é importante os movimentos sociais e de representação dos trabalhadores atuarem no sentido de conscientizar a população a cerca de seus direitos, principalmente, nas áreas de atuação dessas entidades, para que os clientes e usuários do serviços possam cobrar aquilo que é de obrigação dos bancos fornecer durante o horário de atendimento. Mas não para por aí! Ainda é preciso continuar cobrando dos bancos a contratação de mais funcionários para que o atendimento ocorra dentro do tempo estipulado pela lei e sem comprometer a saúde física e mental dos trabalhadores. Isso só vai acontecer se houver mão de obra o suficiente para dar conta da demanda de atendimento e das metas cobradas pelos bancos.”

Sobre a campanha pelo atendimento nas agências

Diretor do SEEB/VCR, Jornan Andrade, distribuindo panfletos e orientando clientes na agência Bradesco de Brumado

A campanha pública durou cerca de 15 dias e teve como objetivo orientar os usuários do sistema financeiros sobre seus direitos de serem atendidos presencialmente nas agências bancárias e pelo fim das demissões e a contratação de mais bancários e bancárias. Os diretores do SEEB/VCR percorreram as cidades da Região distribuindo panfleto e sanando as dúvidas de funcionários e clientes sobre seus direitos. Ao longo desses dias, a campanha foi divulgada nos canais oficiais do Sindicato (Site, Instagram, Facebook e Whatsapp), TVs, rádios, blogs, nos outdoors da região, além da cobertura de imprensa em tempo real da situação das Agências Bancárias.

 

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