Home / Realidade Bancária / 1992 (versão estendida): CCT é peça central nas campanhas dos bancários

1992 (versão estendida): CCT é peça central nas campanhas dos bancários

Bancários assinam CCT dos bancários com validade nacional

No vídeo de 1992, sobre CCT na versão estendida, da série História em Pílulas, vamos destacar a importância da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) na garantia dos direitos dos bancários e bancárias de todo o Brasil e como ela foi fundamental para assegurar esses direitos mesmo nos governos de direita e extrema direita quando se retirava direitos dos trabalhadores nos governos de FHC até Jair Bolsonaro.

A CCT consiste em acordo entre sindicatos e empregadores e criam normas que devem ser seguidas por todas as empresas do ramo.

Embora a construção tenha iniciado antes, foi no governo Lula, em 2002, que as reivindicações dos bancários chegaram aos trabalhadores dos bancos públicos.

O vídeo mostra que desde 2018, os bancários têm conseguido assegurar os direitos da categoria mesmo em épocas delicadas, e em 2019, assinam um aditivo que barra a MP 905 que permitiria o trabalho do bancário aos finais de semana.

Já em 2022, os bancários conseguiram, nas cláusulas sociais, debater com os bancos as metas e a regulamentação de teletrabalho com ajuda de custo, equipamentos e outras garantias, além de um acordo de combate de assédio sexual.

Hoje a CCT dos bancários com validade nacional contém 91 direitos e é algo invejado pelas demais categorias, e no centenário dos bancários esse documento construído ano a ano se tornou a maior conquista de todos os bancários brasileiros.

Quer entender mais? Assista! A série faz parte das comemorações pelos 100 anos do Sindicato, completados em abril, e vai ao ar com um episódio por semana.

Fonte: SP Bancários

 

Veja Mais!

Burnout e depressão estão na lista de doenças ocupacionais

O Ministério da Saúde atualizou a lista das doenças relacionadas ao trabalho, incluindo 165 novas …