Home / Sindicato / Retrospectiva 2023: Um ano de muitas lutas e mobilizações

Retrospectiva 2023: Um ano de muitas lutas e mobilizações

O Sindicato iniciou as atividades do ano com um evento de formação e comemoração pelos 61 anos da entidade. O tema “O papel dos bancos públicos na retomada do desenvolvimento nacional” foi discutido com a participação do membro da Comissão de Empresa dos Funcionários do BB, do Conselho Deliberativo da Previ e diretor do SBBA, Fábio Ledo; da presidente da Associação dos Funcionários do BNB, Rita Josina; e do representante dos funcionários no Conselho Fiscal da Funcef, Sâmio Cássio.


No 8 de março, data em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, o SEEB/VCR promoveu o debate “Não vão nos silenciar! Contra o machismo estrutural e o assédio no ambiente de trabalho”. O evento contou com a participação das convidadas: Márcia Lemos, historiadora e professora da UESB, e Lays Macedo, Jornalista e servidora pública da SSP/BA. Durante o ano, o Sindicato realizou mobilizações públicas para evidenciar as pautas da categoria.

No dia 9 de janeiro, a diretoria participou, juntamente com outras entidades sindicais e movimentos sociais, de um ato pela democracia. A manifestação, que aconteceu em diversos municípios do país, foi uma resposta contra a investida golpista e criminosa realizada por apoiadores do ex-presidente Bolsonaro, em Brasília.

O SEEB/VCR levou à público uma campanha para orientar os clientes sobre o direito de serem atendidos presencialmente nas agências bancárias. Por meio de panfletagem e discursos, os diretores esclareceram a população sobre a resolução nº 4.072, do Banco Central, que obriga a realização de todos os serviços nas dependências dos bancos.

Outra importante manifestação reivindicou a redução da cobrança por metas em prol da saúde dos bancários. Na oportunidade, foi evidenciado como a categoria é uma das mais afetadas pelas LER/DORT, estresse, ansiedade, depressão e síndrome do pânico, denunciando a pressão por resultados e o constante assédio.

Em junho, o Sindicato participou das atividades do Dia Nacional de Luta dos Caixas do Banco do Brasil. A mobilização expôs a redução do número de caixas no BB e cobrou a não-desgratificação, a volta das nomeações e a valorização destes funcionários.

Itaú, Bradesco e Santander também foram alvos de diversas manifestações contra o fechamento de agências, demissões e assédio moral.

Em Brumado, Itaú anunciou o encerramento da unidade. Contudo, após campanha realizada pelo SEEB/VCR, denunciando a irresponsabilidade do banco e os prejuízos para a cidade e os trabalhadores, a agência foi mantida. Vitória da organização da categoria.

Em Condeúba, o Sindicato foi obrigado a interditar a agência por um dia, em razão da falta de funcionários para atendimento.

“Acompanhando as agendas da CTB, as atividades promovidas pela Contraf e pela FEEB/BA-SE, pudemos participar das discussões das pautas da categoria sobre o mundo de trabalho, das mobilizações das campanhas nacionais, das discussões acerca das relações trabalhistas e das políticas públicas voltadas para a geração de emprego”, afirma Leonardo Viana, presidente do SEEB/VCR.

Veja Mais!

Sindicato realiza trabalho de base em Dom Basílio, Livramento de Nossa Senhora, Paramirim, Rio de Contas, Barra da Estiva, Brumado, Ituaçu e Tanhaçu

Nesta semana, o Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região promoveu o trabalho …